Senadores da Comissão de Educação solicitam informações sobre recursos para universidades brasileiras — Rádio Senado
Educação

Senadores da Comissão de Educação solicitam informações sobre recursos para universidades brasileiras

 

Senadores da Comissão de Educação vão enviar um ofício com pedido de informações ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub e ao presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a situação financeira das universidades. Dario Berger (MDB-SC), presidente da CE, afirmou que a Universidade Federal de Santa Catarina está com escassez de recursos e que muitas atividades podem parar em setembro. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

 

06/08/2019, 14h07 - ATUALIZADO EM 06/08/2019, 14h07
Duração de áudio: 01:32
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).rMesa:\rpresidente da CE, senador Dário Berger (MDB-SC);\rvice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR).\r\rFoto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUEREM ESCLARECIMENTOS DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SOBRE A FALTA DE RECURSOS PARA INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. LOC: O PRESIDENTE DA CE, DARIO BERGER, CITOU O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, QUE PODE TER AS ATIVIDADES PREJUDICADAS JÁ NO FINAL DO MÊS DE AGOSTO. SAIBA MAIS NA REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC: A Comissão de Educação do Senado quer informações do governo federal sobre a liberação de recursos para as instituições de ensino superior. De acordo com relato apresentado pelo presidente da Comissão, senador Dario Berger, a Universidade Federal de Santa Catarina é uma das mais afetadas pela falta de verbas e pode ter as atividades prejudicadas já no mês de agosto: (Dario Berger): Segundo o Diretor-Geral do gabinete do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, se o Governo Federal não restituir parte dos valores contingenciados em maio, a instituição conseguirá manter suas atividades apenas até o final deste mês ou, na melhor das hipóteses, até meados de setembro (REP) O vice-presidente da Comissão, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, lamentou a falta de diálogo do MEC com as instituições de ensino: (Flávio Arns): Esse corte de 30 por cento, no mínimo ... contingenciamento como é falado, e sem manifestações de como isso vai acontecer pra frente, se existem possibilidades, não existe o diálogo, o entendimento pra busca de uma solução, vem na verdade afetando gravemente as instituições de ensino superior do nosso país. (Rep) Dario Berger lembrou que após o contingenciamento feito em maio deste ano, em julho houve uma nova retenção de recursos para o MEC no valor de 350 milhões de reais.

Ao vivo
00:0000:00