Senadores da Comissão de Educação solicitam informações sobre recursos para universidades brasileiras
Transcrição
LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUEREM ESCLARECIMENTOS DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SOBRE A FALTA DE RECURSOS PARA INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR.
LOC: O PRESIDENTE DA CE, DARIO BERGER, CITOU O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, QUE PODE TER AS ATIVIDADES PREJUDICADAS JÁ NO FINAL DO MÊS DE AGOSTO. SAIBA MAIS NA REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
TÉC: A Comissão de Educação do Senado quer informações do governo federal sobre a liberação de recursos para as instituições de ensino superior. De acordo com relato apresentado pelo presidente da Comissão, senador Dario Berger, a Universidade Federal de Santa Catarina é uma das mais afetadas pela falta de verbas e pode ter as atividades prejudicadas já no mês de agosto:
(Dario Berger): Segundo o Diretor-Geral do gabinete do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, se o Governo Federal não restituir parte dos valores contingenciados em maio, a instituição conseguirá manter suas atividades apenas até o final deste mês ou, na melhor das hipóteses, até meados de setembro
(REP) O vice-presidente da Comissão, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, lamentou a falta de diálogo do MEC com as instituições de ensino:
(Flávio Arns): Esse corte de 30 por cento, no mínimo ... contingenciamento como é falado, e sem manifestações de como isso vai acontecer pra frente, se existem possibilidades, não existe o diálogo, o entendimento pra busca de uma solução, vem na verdade afetando gravemente as instituições de ensino superior do nosso país.
(Rep) Dario Berger lembrou que após o contingenciamento feito em maio deste ano, em julho houve uma nova retenção de recursos para o MEC no valor de 350 milhões de reais.