Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional se reúne para analisar denúncias de censura na EBC — Rádio Senado
Comunicação

Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional se reúne para analisar denúncias de censura na EBC

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional se reuniu nesta segunda-feira (5) para debater denúncias de censura em veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O presidente da estatal, Alexandre Graziani, negou irregularidades e disse que a administração é vítima de notícias falsas. 

05/08/2019, 17h13 - ATUALIZADO EM 05/08/2019, 17h36
Duração de áudio: 01:22
Conselho de Comunicação Social (CCS) realiza audiência com o presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações Anatel.

À mesa, presidente da CCS, Murillo de Aragão.

Conselho de Comunicação Social (CCS) realiza audiência sobre Educação Midiática com o presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Bancada:
representante da sociedade civil, Miguel Matos;
representante da sociedade civil, Davi Emerich;
representante da categoria profissional dos jornalistas, Maria José Braga;
representante da categoria profissional dos radialistas, José Antonio de Jesus da Silva;
representante das categorias profissionais de câmera e vídeo, Luiz Antonio Gerace;
representante das categorias profissionais de cinema e vídeo, Sonia Santana.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: DENÚNCIAS DE CENSURA E EXTINÇÃO DE VEÍCULOS DA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO SÃO ANALISADAS PELO CONGRESSO NACIONAL. LOC: EBC NEGA RUMORES. OS DETALHES COM A REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Em audiência pública do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional, a conselheira Maria José Braga apontou a existência de reclamações de censura dos profissionais da empresa. (MARIA) Nós temos várias queixas de censura editorial na produção jornalística da EBC. É frequente a Federação Nacional dos Jornalistas e os sindicatos de jornalistas receberem denúncias de funcionários da EBC, de falta de independência para as equipes de jornalismo fazerem o seu trabalho. Rep: O presidente da EBC, Alexandre Graziani, negou irregularidades na empresa e defendeu que a emissora busca praticar um jornalismo equilibrado. (ALEXANDRE) Recentemente tivemos aí algumas fake news tentando desestabilizar nossa equipe lá na EBC, que iríamos fechar MEC, fechar TV, fechar isso, fechar aquilo. Não procede. Lá não existe censura, existe, sim, a especialização de cada um e a colaboração de cada um, de cada especialista no nosso colegiado e não existe cerceamento nenhum de opinião e liberdade de imprensa é sempre bem-vinda. Rep: Graziani afirmou ainda que essas denúncias devem se referir às atividades da empresa em mandatos anteriores e que não existe nenhuma orientação para essa prática atualmente. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00