Gerenciamento de desastres ambientais poderá ser obrigatório na mineração — Rádio Senado
Comissões

Gerenciamento de desastres ambientais poderá ser obrigatório na mineração

A Comissão de Infraestrutura aprovou nesta terça-feira (11) projeto (PL 1303/19) que determina que seja apresentado um plano de gerenciamento de riscos ambientais ao se requerer a concessão de lavra de uma jazida. O relator, senador Elmano Férrer (PODE-PI), afirmou que o rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais demonstraram a fragilidade do gerenciamento de riscos ambientais no país. A proposta, de autoria da senadora Zenaide Maia (PROS-RN), ainda precisa passar pela análise da Comissão de Meio Ambiente. A reportagem é de Marcella Cunha.

11/06/2019, 16h55 - ATUALIZADO EM 11/06/2019, 17h00
Duração de áudio: 01:35
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião deliberativa com 07 itens. Na pauta, o PLS 253/2016, que incentiva a instalação de energia elétrica renovável em prédios públicos. 

À mesa, presidente da CI, senador Marcos Rogério (DEM-RO).

Bancada:
senador Esperidião Amin (PP-SC);
senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: O GERENCIAMENTO DE RISCOS DE DESASTRES AMBIENTAIS PASSARÁ A SER ITEM OBRIGATÓRIO PARA A EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS. LOC: PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. A INTENÇÃO É EVITAR A REPETIÇÃO DE CASOS COMO DE BRUMADINHO E MARIANA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA: TÉC: A proposta altera o Código de Minas para exigir um plano de gerenciamento de riscos ambientais para a atividade de mineração. Esse planejamento deverá constar no plano de aproveitamento econômico das jazidas, que é apresentado pelo minerador no momento de requerer a concessão de lavra. Além de identificar eventuais riscos, o documento deve apontar as soluções para corrigi-los. Também devem ser apresentadas as formas de divulgação das medidas a serem adotadas pela população local em casos de emergência. O relator na Comissão de Infraestrutura, senador Elmano Férrer, do Podemos do Piauí, afirmou que o rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, evidenciaram a necessidade de aumentar a segurança nas atividades de mineração. (Elmano): Nesses tristes eventos, a fragilidade do gerenciamento de riscos ambientais da Vale chamou especialmente a atenção. Se a maior mineradora do Brasil e uma das maiores do mundo não é capaz de se comprometer efetivamente com as consequências ambientais de suas operações, é sinal de que o setor demanda fiscalização mais próxima e atuante do poder concedente. (Rep) Em seu relatório, o senador Elmano Férrer incluiu um prazo de 18 meses para os casos de concessão de lavra já outorgados, evitando assim, que apenas os novos pedidos tivessem que atender à exigência. O projeto é de autoria da senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, e será agora analisado pela Comissão de Meio Ambiente, em caráter terminativo. Da Rádio Senado, Marcella Cunha PL 1303/2019

Ao vivo
00:0000:00