Comissão mista aprova MP que cria auxilio para vítimas de Brumadinho — Rádio Senado
Medida Provisória

Comissão mista aprova MP que cria auxilio para vítimas de Brumadinho

Foi aprovada em comissão de deputados e senadores a medida provisória (MP 875/2019) que cria um auxílio emergencial para atender os cidadãos que recebem Bolsa Família e moram na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. A cidade foi atingida pelo rompimento de uma barragem da Vale, em janeiro. A medida agora segue para votação dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

28/05/2019, 17h41 - ATUALIZADO EM 28/05/2019, 18h55
Duração de áudio: 01:33
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 875 de 2019, que institui o Auxílio Emergencial Pecuniário para famílias residentes no município de Brumadinho, realiza reunião deliberativa para apreciação de relatório. 

Mesa: 
presidente da CMMPV 875/2019, deputado Padre João (PT-MG); 
relator da CMMPV 875/2019, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA PARA CRIAÇÃO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA OS HABITANTES DE BRUMADINHO FOI APROVADO LOC: A VERBA REPASSA UMA INDENIZAÇÃO DE SEISCENTOS REAIS PARA FAMÍLIAS QUE SÃO BENEFICIADAS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E AOS BENEFICIÁRIOS DO BPC. REPÓRTER LÍVIA TORRES: TÉC: Foi aprovada em votação na Comissão Mista de deputados e senadores a medida provisória que cria um auxílio emergencial para atender os cidadãos da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. A cidade foi atingida pelo rompimento de uma barragem da Vale, em Janeiro de 2019. Receberão o pagamento de seiscentos reais os cidadãos que estão cadastrados no programa Bolsa Família e aqueles que recebem o BPC, o Benefício de Prestação Continuada. O relator da proposta, senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, defendeu a edição de uma nova medida provisória que possa beneficiar também moradores de áreas próximas a Brumadinho: (Antonio Anastasia) “O valor total da despesa da MP é da ordem de um milhão de trezentos mil reais, muito pouco. Então de fato, a extensão desse valor para os municípios na calha do rio Paraopeba até Retiro Baixo não vai significar um grande impacto até porque a União receberá uma indenização, se já não recebeu, expressiva da companhia Vale” (Rep) A deputada Áurea Carolina do PSOL de Minas Gerais argumentou que a verba, ainda que pequena, é um auxílio para as vítimas: (Áurea Carolina) “Insisto na importância de que a gente possa contemplar essas populações já que são impactos imensuráveis e esse benefício, o mínimo de renda, tem sim, uma contribuição enorme para que essas pessoas possa se restabelecer e refazer as suas vidas” (Rep) A medida agora segue para votação dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Com supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Lívia Torres. MP 875/2019

Ao vivo
00:0000:00