Comissão de Agricultura aprova subsídio para produção de leite — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Agricultura aprova subsídio para produção de leite

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou nesta quarta-feira (22) um projeto que isenta equipamentos e insumos utilizados na indústria leiteira do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).  Produtores de pequeno porte de derivados do leite também serão beneficiados de acordo com uma emenda apresentada pela presidente da Comissão, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). O autor do projeto, senador Álvaro Dias (PODE-PR), acredita que a mudança vai acarretar no uso de equipamentos mais modernos no setor e a elaboração de um produto final com mais qualidade para os consumidores. A reportagem é de Marcella Cunha.

22/05/2019, 17h32 - ATUALIZADO EM 22/05/2019, 17h32
Duração de áudio: 01:40
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública para discutir demandas dos produtores rurais para o Plano Safra 2019/2020. 

Em pronunciamento, à mesa, presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA APROVOU UM PROJETO QUE ISENTA DO IPI INSUMOS E MÁQUINAS USADAS NA PRODUÇÃO DE LEITE E DERIVADOS. LOC: O PROJETO SEGUE PARA A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA: TÉC: O projeto isenta insumos e máquinas utilizados na produção de leite do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, como explicou o relator da proposta na Comissão de Agricultura, o senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul. (Lasier): É bem elementar, com o intuito de estimular os produtores de leite dispensando o IPI dos insumos e equipamentos. (REP) Lasier acredita que a modernização do setor traz benefícios como evitar a perda de estoque e a redução de produção. Uma emenda apresentada pela senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, estendeu o benefício tributário para a agroindústria de derivados de pequeno porte, ou seja, aqueles que produzem até 2 mil litros de leite para processamento por dia. Soraya afirmou que é fundamental privilegiar a produção local de derivados, em especial, do queijo artesanal. Já o autor da proposta, senador Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, destacou que a isenção vai aumentar a competitividade industrial. (Álvaro): Sem dúvidas nós teremos um setor mais equipado. Mais qualificado tecnicamente para produzir com mais qualidade para os consumidores. (Rep) A iniciativa foi apresentada em fevereiro, após o Governo anunciar a retirada da tarifa sobre importação cobrada sobre o leite em pó da União Europeia e Nova Zelândia. Os produtores nacionais cobraram medidas para minimizar os efeitos do aumento de produtos importados em circulação. O projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos, onde será decidido de forma terminativa. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Ao vivo
00:0000:00