Conselho de Comunicação apresenta projetos prioritários em discussão no Congresso
Nesta segunda-feira (6), o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) definiu a prioridade de projetos de lei relacionados à Comunicação que estão em análise no Congresso. Outros assuntos também foram debatidos, como a queda no consumo de livros e jornais físicos.
Transcrição
LOC: CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DEFENDE A VOTAÇÃO DE PROJETOS DE LEI RELACIONADOS À COMUNICAÇÃO EM ANÁLISE PELO CONGRESSO.
LOC: UMA DAS PREOCUPAÇÕES DO COLEGIADO É A QUEDA DO CONSUMO DE LIVROS E JORNAIS. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE.
(Repórter) O Conselho de Comunicação Social, apresentou a prioridade dos projetos de Lei relacionados à Comunicação atualmente em análise pelo Congresso Nacional. Foram definidos relatores para oito propostas, que serão debatidas na próxima reunião. Entre elas, está o projeto que permite à ANATEL se valer de autorização no lugar de outorga no serviço de telecomunicações. Fábio Andrade, representante da sociedade civil do Conselho, defendeu a votação do projeto.
(Fábio Andrade) Ele é um projeto de lei que, em uma conta, se você fizer uma conta simples aí nos próximos cinco anos, ele gera um investimento de mais ou menos 20 milhões a mais para todo o setor de telecomunicações. Então, eu acredito que o Conselho de alguma maneira se manifestar pela importância do projeto eu acho que é relevante. Eu acho que o embasamento a mais do Conselho sempre é proveitoso para a relatora nesse caso.
(Repórter) Outro assunto debatido foi a queda no consumo de livros e jornais. O presidente do Conselho, Murillo de Aragão, comentou o uso de celulares e tablets.
(Murillo de Aragão) Hoje, nós vivemos uma transição entre o mundo físico para o mundo virtual mas com evidentes perdas. Por que existem questões estruturais, como poder aquisitivo, o ato de leitura, a ausência de equipamentos para o virtual. Então, existem todas as questões ainda que que se revelam difíceis de promover esta própria transição.
(Repórter) Uma Comissão de Relatoria vai fazer um estudo sobre a Liberdade de Imprensa no Brasil. A próxima reunião do Conselho no dia 17 de junho deverá ouvir o presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação.