Comissão realiza audiência sobre empreendedorismo e inovação
A Comissão Senado do Futuro realizou uma audiência pública para discutir os caminhos do empreendedorismo e da inovação no país. Existem no Brasil cerca de 200 mil pedidos de patentes não-avaliados no Brasil. Segundo o senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, problemas no sistema de educação do país estão na raiz da falta de inovação na economia. A reportagem é de José Odeveza.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO SENADO DO FUTURO PROMOVEU UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR OS CAMINHOS DO EMPREENDEDORISMO E DA INOVAÇÃO NO PAÍS.
LOC: NA AUDIÊNCIA, FOI APONTADO QUE ATUALMENTE EXISTEM CERCA DE 200 MIL PEDIDOS DE PATENTES NÃO AVALIADOS NO BRASIL . A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA.
(Repórter) A Comissão Senado do Futuro debateu mecanismos legislativos que possam desburocratizar o empreendedorismo e incentivar a inovação. Um dos pontos importantes no debate foi a criação de patentes no país. Questionado sobre a demora, o diretor de administração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Júlio César Moreira, apontou que a não-valorização da propriedade intelectual no país criou um contingente atrasado de pedidos, que atualmente estão em torno de 200 mil, e que no ritmo de trabalho existente hoje não é possível resolver.
(Júlio César Moreira) Então 10 anos se deve ao número de pedidos pendentes no INPI, que é o número histórico, e é muito mais complexo do que somente a inação do órgão. Isso vem ao longo da décadas, ao longo da não priorização da propriedade intelectual no país. E isso se refletiu dentro do órgão. Com as metodologias atualmente utilizadas, nós não conseguiremos reduzir o backlog, o número de pedidos de patentes, Nós temos que ter uma solução diferenciada. Eu não tenho examinadores suficientes para tratar da demanda corrente.
(Repórter) O senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, questionou se apenas burocratização é o problema para o empreendedorismo. Segundo ele, nos rankings mundiais de inovação, o Brasil ocupa posições muito baixas e isso decorre também de uma falta de estrutura na educação brasileira.
(Styvenson Valentim) E não é aceitável que nosso país, segundo pesquisas a índices globais de inovação, publicado pela Universidade de Cornell e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual ocupe posição, entre 126 países, nem na metade estamos! Por que nós temos tanta dificuldade? Será que é só a burocracia mesmo, ou será que a nossa falta de estrutura na parte educacional favorece também?
(Repórter) A proposta da audiência foi feita para que os senadores criem estratégias e propostas que possam impactar positivamente o caminho dos negócios.