Comissão debate acessibilidade e inclusão social nos transportes públicos — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão debate acessibilidade e inclusão social nos transportes públicos

A Subcomissão Temporária de Mobilidade Urbana debateu nesta sexta-feira (26) os problemas de mobilidade urbana nos municípios brasileiros. A Subcomissão é presidida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e foi criada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

26/04/2019, 17h52 - ATUALIZADO EM 26/04/2019, 18h55
Duração de áudio: 01:27
Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana (CDHSTMU) realiza audiência pública para discutir mobilidade urbana e acessibilidade nos municípios brasileiros.

Mesa:
professor e Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU), Pastor Willy; 
presidente da CDHSTMU, senador Acir Gurgacz (PDT-RO);
arquiteto e Urbanista, Fabiano José Arcadio Sobreira.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A ATUAL SITUAÇÃO DA MOBILIDADE URBANA E A ACESSIBILIDADE NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS FORAM DEBATIDAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE MOBILIDADE URBANA. LOC: PRESIDIDA PELO SENADOR ACIR GURGACZ, DO PDT DE RONDÔNIA, O DEBATE RECEBEU ESPECIALISTAS EM ARQUITETURA E EM TRANSPORTE. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. (Repórter) Em audiência pública, a Subcomissão Temporária de Mobilidade Urbana debateu a situação atual dos municípios brasileiros em relação à mobilidade urbana e acessibilidade. O presidente da Subcomissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, reclamou da falta de discussão sobre o tema. (Acir Gurgacz) O grande problema em relação à mobilidade é a gestão pública. Os governos municipais dos estados e a união não acompanham o desenvolvimento das cidades e por isso estamos atrasados no mínimo 30 anos em relação aos países que realmente se voltaram para solucionar essa problemática. (Repórter) Entre os temas debatidos estavam a acessibilidade e inclusão social, a maior eficiência de transportes públicos, criação de ciclovias e a utilização de aplicativos de mobilidade. O arquiteto e professor Fabiano Sobreira defendeu o aumento do espaço das ruas para maior uso pessoal do pedestre. (Fabiano Sobreira) Tornar ruas mais inclusivas é trazer o verde para dentro das cidades, no momento que eu abro espaço para bicicleta, para caminhar eu torno as cidades mais belas, mais acolhedoras. E ao contrário do que muita gente imagina, quando eu tiro o carro e trago as pessoas eu torno inclusive as cidades mais viáveis sobre o ponto de vista econômico. Quando eu tenho cidades baseadas apenas no fluxo do carro as pessoas não param, elas só se deslocam de um ponto ao outro, quando essa rua passa a receber o pedestre eu tenho cidades mais ativas eu tenho mais dinâmica econômica e social. (Repórter) A Subcomissão de Mobilidade Urbana foi criada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e tem como objetivo acompanhar a implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Ao vivo
00:0000:00