Sistema de capitalização na Previdência vai ser discutido por comissão
A Comissão de Assuntos Sociais deve debater com especialistas, sindicalistas e autoridades a administração e o orçamento do sistema de capitalização previsto na reforma da Previdência. A proposta em análise no Congresso Nacional (PEC 6/2019) substitui o atual modelo previdenciário de repartição pelo de capitalização, em que o trabalhador faz a própria poupança para a aposentadoria. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) defendeu a importância do debate para orientar a votação da matéria no Senado.

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI DISCUTIR COM ESPECIALISTAS, SINDICALISTAS E AUTORIDADES A PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA.
LOC: OS SENADORES DEVEM ANALISAR A CRIAÇÃO DO SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO, EM ANÁLISE NO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
Téc: Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais devem debater com especialistas, sindicalistas e autoridades a administração e o orçamento do sistema de capitalização previsto na reforma da Previdência. A proposta em análise no Congresso Nacional substitui o atual modelo previdenciário de repartição pelo de capitalização, em que o trabalhador faz a própria poupança para a aposentadoria. O senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, explicou a importância do debate para orientar a votação da matéria no Senado.
(Rogério) “Tem como objetivo a gente esclarecer e fazer o debate nesta casa, iniciar o debate aqui pela CAS, sobre qual o destino, quem vai gerenciar, como serão aplicados os bilhões, talvez trilhões que serão gerados pelo sistema de capitalização no novo regime de previdência proposto pelo governo”
(Rep) A PEC da reforma da Previdência também estabelece que o sistema de capitalização deve ser administrado de forma transparente por entidades de previdência públicas e privadas.