Senadora Selma Arruda é eleita vice-presidente da CCT — Rádio Senado
Ciência e Tecnologia

Senadora Selma Arruda é eleita vice-presidente da CCT

A senadora Selma Arruda (PSL-MT) foi eleita, por aclamação, vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia para o biênio 2019-2020. A parlamentar defendeu investimentos em C&T como forma de ajudar o Brasil a sair da crise. A reportagem é de Marcela Diniz.

 

20/02/2019, 13h18 - ATUALIZADO EM 20/02/2019, 13h18
Duração de áudio: 01:43
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião para eleição do vice-presidente para o biênio 2019/2020.

À bancada, senadora Selma Arruda (PSL-MT).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SENADORA SELMA ARRUDA FOI ELEITA POR ACLAMAÇÃO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO. LOC: PARA A PARLAMENTAR, O COLEGIADO PODE CONTRIBUIR PARA A RETOMADA DO CRESCIMENTO DO PAÍS. REPÓRTER MARCELA DINIZ. (Repórter) Eleita, por aclamação, vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Selma Arruda, do PSL de Mato Grosso, pediu que os senadores se dediquem, efetivamente, aos debates do colegiado. Ela destacou que o desenvolvimento do país não pode estar dissociado do investimento em pesquisa e inovação tecnológica: (Selma Arruda) Se nós falamos em crescimento, em desenvolvimento, não há como falar nisso sem falar em C&T. Nós precisamos crescer a jato, a voo, porque o mundo está crescendo muito rápido. (Repórter) Entre os temas prioritários da CCT, a senadora citou a necessidade de melhorar os sistemas de telefonia, o investimento em tecnologias para o combate de crimes, como os cometidos via internet, e a situação da pesquisa nas universidades brasileiras: (Selma Arruda) Nós temos hoje uma carência muito grande, não apenas financeira, em muitos casos, de conteúdo, nas universidades, inclusive na questão de pesquisas, nossas universidades ainda são muito pobres na questão de pesquisas. (Repórter) Para o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, apesar de o Brasil ter uma boa legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, a integração da universidade com o setor privado ainda é tímida: (Izalci Lucas) No Brasil, a gente não tem essa cultura. A cultura do Brasil, inclusive no plano de carreira do Ministério de Educação, eles valorizam os artigos científicos, então, nós somos o 13º país em artigos científicos, mas somos um dos últimos em transformar isso em patente, em geração de emprego e renda. (Repórter) A Comissão de Ciência e Tecnologia será presidida, no biênio 2019-2020, pelo senador Vanderlan Cardoso, do PP de Goiás.

Ao vivo
00:0000:00