Congresso Nacional recebeu quase 16 mil visitas só em janeiro de 2019
A visitação ao Congresso Nacional bateu um recorde no mês de janeiro de 2019, e recebeu quase 16 mil pessoas, do dia 3 de janeiro ao dia 21. O coordenador da visitação, Tadeu Spósito, atribui os números à recente posse presidencial e ao período em que o Congresso Nacional ficou fechado para os preparativos da posse. Ouça mais detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, Maria Ferreira.
Transcrição
CONGRESSO NACIONAL RECEBEU QUASE 16 MIL VISITAS SÓ EM JANEIRO DE 2019
O CONGRESSO NACIONAL BATEU RECORDE DE VISITAS E RECEBEU QUASE 16 MIL PESSOAS APENAS EM 20 DIAS, NO MÊS DE JANEIRO DE 2019.
O COORDENADOR DA VISITAÇÃO, TADEU SPÓSITO, ATRIBUIU OS NÚMEROS À POSSE PRESIDENCIAL E AO PERÍODO QUE A VISITA FICOU FECHADA PARA OS PREPARATIVOS DA CERIMÔNIA. SAIBA MAIS NA REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA.
TÉC : Quase 16 mil pessoas aprenderam sobre o Poder legislativo, história de Brasília, arte e arquitetura durante a visitação no Congresso Nacional, desde o dia 3 de janeiro de 2019. Para se ter ideia, no primeiro mês de 2018 foram pouco mais de 12 mil visitantes. Por conta da posse presidencial, as visitas não aconteceram entre o dia 28 de dezembro de 2018 e o dia 2 de janeiro de 2019. Mesmo assim, o coordenador de visitação institucional e relacionamento com a comunidade, Tadeu Spósito, reconheceu o recorde e atribuiu o sucesso a três motivos principais.
(Tadeu Spósito) A gente tá com uma procura muito grande em janeiro, que eu acho que tem a ver com os dias que agente ficou fechado. Tem a ver com o período de férias, que férias escolares, né janeiro é historicamente sempre um mês muito bom pra visitação e também tem o fato que a posse presidencial trouxe bastante gente pra cidade.
(Repórter) Pedro Costa, de Campinas, São Paulo, veio a Brasília visitar familiares durante as férias e aproveitou para vir ao Congresso.
(Pedro Costa) Gosto bastante de política, acompanho bastante e como eu vim visitar um aparente aqui, aproveitei pra visitar todas as principais atrações aqui de Brasília, e coincidiu com as férias também.
(Repórter) O coordenador da visitação ainda lembra a importância de se conhecer o Parlamento.
(Tadeu Spósito) A visitação é passeio obrigatório pra quem tá em Brasília, o Congresso Nacional é o grande cartão postal da cidade. É como se as pessoas se apropriassem um pouco desse espaço, que é na verdade delas. Afinal de contas é o Poder Legislativo, o poder que representa o povo.
(Repórter) A visitação acontece até o dia 28 de janeiro todos os dias da semana. No período de recesso, acontece sem marcação prévia, de 9 às 17h30, e cada grupo guiado sai de meia em meia hora. A visita fica suspensa durante os preparativos da posse dos senadores no dia 29 de janeiro e retorna com o cronograma habitual no dia 7 de fevereiro. Para mais informações acesse congressonacional.leg.br/visite. Com supervisão de Jefferson Dalmoro, da Rádio Senado, Maria Ferreira.