Senado homenageia 80 anos do Gabinete de Segurança Institucional — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia 80 anos do Gabinete de Segurança Institucional

O senador Fernando Collor (PTC-AL) presidiu a sessão especial no Plenário do Senado para comemorar os 80 anos do Gabinete de Segurança. Ele relembrou o período em que foi presidente da República e extinguiu o antigo Serviço Nacional de Informações. Explicou também a necessidade de mudança modernização do modelo de inteligência nacional.

06/12/2018, 13h23 - ATUALIZADO EM 06/12/2018, 13h43
Duração de áudio: 02:56
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 80 anos de criação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, a serem completados em 1º de dezembro. 

Mesa (E/D): 
diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Janér Tesch Hosken Alvarenga; 
ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen; 
presidente e requerente desta sessão de comemoração, senador Fernando Collor (PTC-AL); 
senador Guaracy Silveira (DC-TO); 
embaixador José Luiz Machado e Costa.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO CELEBROU OS 80 DA INSTITUIÇÃO QUE RESPONDE PELA SEGURANÇA NACIONAL E PELO SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA. LOC: A SESSÃO ESPECIAL RELEMBROU A EXTINÇÃO DO SNI E A NOVA POLÍTICA NUCLEAR DO BRASIL. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A Segurança Nacional está nas origens do Gabinete de Segurança Institucional. O embrião do GSI apareceu em 1º. de dezembro de 1938, quando foram criados dois gabinetes, um civil e um militar na Presidência da República. Com o tempo o serviço sofreu mudanças e teve ampliadas as responsabilidades. Uma das principais é a coordenação do Sistema Brasileiro de Inteligência no qual atua a Agência Brasileira de Inteligência. Ela auxilia o Gabinete de Segurança, por exemplo, no planejamento para evitar ataques terroristas. Extinto em 2015, durante o governo Dilma Rousseff, o GSI foi recriado logo no ano seguinte pelo governo Temer. O senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, presidiu a sessão especial no Plenário do Senado para comemorar os 80 anos do Gabinete de Segurança. Ele relembrou o período em que foi presidente da República e extinguiu o antigo SNI. O Serviço Nacional de Informações foi substituído na época pela Secretaria de Assuntos Estratégicos. A SAE deu lugar à Agência Brasileira de Informações em 1999. Collor explicou a necessidade de mudança do modelo de inteligência nacional. (Fernando Collor) Quando extingui, em 1990, o Serviço Nacional de Informação, meu intuito foi exatamente o da transição para um inédito modelo institucional que atendesse aos novos desafios postos à segurança do Estado brasileiro, que clamava (...) por emancipação, modernização e agilidade. O atual ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, enfatizou que além de prevenir e gerenciar crises, o GSI passou a atuar em setores estratégicos para a segurança nacional, como o cibernético e o aeroespacial. Destacou também o apoio à nova política nuclear aprovada nesta semana. (Sérgio Etchegoyen) Pela primeira vez, um país que tem as reservas nucleares que tem e que domina o ciclo de combustível nuclear tem, a partir de agora, uma política nuclear brasileira. (Repórter) O general Augusto Heleno foi anunciado como próximo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional no governo Jair Bolsonaro.

Ao vivo
00:0000:00