Ministro da Saúde diz que será lançado novo edital do Mais Médicos — Rádio Senado
CMO

Ministro da Saúde diz que será lançado novo edital do Mais Médicos

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, compareceu à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para prestar contas sobre os indicadores e o desempenho orçamentário do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério investiu R$ 131,4 bilhões, segundo ele, valor recorde. No que se refere ao Programa Mais Médicos, Occhi informou que médicos brasileiros ocuparam quase todas as vagas deixadas pelos 8.500 cubanos. Segundo ele, faltam 123 postos que poderão ser preenchidos por brasileiros formados no exterior.

06/12/2018, 12h53 - ATUALIZADO EM 06/12/2018, 13h31
Duração de áudio: 02:16
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) realiza audiência pública com o ministro da Saúde, para prestar contas do desempenho orçamentário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesa:
ministro de Estado da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi;
2º vice-presidente da CMO, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS);
presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF), deputado Juscelino Filho (DEM-MA);
relator-geral do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), senador Waldemir Moka (MDB-MS).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO, O MINISTRO DA SAÚDE AFIRMOU QUE UM NOVO EDITAL PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS SERÁ LANÇADO PARA PREENCHER AS VAGAS RESTANTES. LOC: AO TODO, SÃO 123. A IDEIA É CONTEMPLAR BRASILEIROS FORMADOS NO EXTERIOR. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Só para ações e serviços públicos de saúde, foram investidos neste ano 118 bilhões de reais - quase seis bilhões acima da exigência mínima constitucional. Para os estados e municípios foram destinados 75 bilhões de reais. Ao prestar contas à Comissão Mista de Orçamento, o ministro da Saúde Gilberto Occhi destacou a prevenção como medida importante para redução dos gastos públicos e para o bem-estar da população. A vacinação contra a gripe, por exemplo, teve uma cobertura de mais de 90% e a imunização de crianças contra sarampo e poliomielite chegou a 95%. O ministro Occhi também destacou os programas de redução de açúcar e de gordura nos alimentos para prevenir doenças. (Gilberto Occhi): “A saúde é prevenção, vacina é prevenção, redução do açúcar, do sódio, da gordura, do álcool é prevenção para que a gente possa, efetivamente, melhorar a condição de vida. Uma alimentação saudável, um exercício rotineiro, isso é prevenção. A nossa população está envelhecendo e engordando, desde as crianças”. (Repórter) No que se refere ao Programa Mais Médicos, o ministro Gilberto Occhi informou que médicos brasileiros ocuparam quase todas as vagas deixadas pelos 8500 cubanos. Segundo ele, faltam 123 postos que poderão ser preenchidos por brasileiros formados no exterior. O relator do Orçamento de 2019, senador Waldemir Moka, do MDB de Mato Grosso do Sul, ressaltou os investimentos na interligação do sistema de saúde do país. (Waldemir Moka) “Essa questão da informatização é muito importante. O país vai ganhar muito o dia que você tiver uma consulta médica num centro de saúde e esse atendimento seja colocado e o outro colega que atender já receber a prescrição, o que foi feito”. (Repórter): A prestação de contas do ministro da Saúde à CMO é uma exigência legal. As informações estão descritas no Relatório referente aos dois quadrimestres de 2018, que está disponível na página da Comissão Mista de Orçamento.

Ao vivo
00:0000:00