Relatório da CDR sobre segurança de barragens alerta sobre tragédias
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) elegeu a Política Nacional de Segurança de Barragens para avaliação em 2018. O senador Elmano Férrer (Pode-PI) apresentará seu relatório na quarta-feira (12). O documento traz alertas e recomendações às autoridades para evitar que tragédias aconteçam. Segundo a presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT - RN), relatório da Agência Nacional das Águas (ANA) aponta que muitas barragens no Brasil estão em risco de desabamento.
Transcrição
LOC: O RELATÓRIO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS SERÁ APRESENTADO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 12 DE DEZEMBRO.
LOC: O DOCUMENTO ALERTA AS AUTORIDADES E COBRA PROVIDÊNCIAS PARA EVITAR TRAGÉDIAS, COMO O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANA, EM MINAS GERAIS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
(Repórter) A Política Nacional de Segurança de Barragens foi o assunto escolhido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para ser avaliado em 2018. O relatório do senador Elmano Férrer, do Podemos do Piauí, alerta a sociedade e as autoridades sobre a segurança das barragens e traz recomendações para evitar tragédias. O senador Elmano ressalta que não existe no país um monitoramento da situação das barragens.
(Elmano Férrer) “Lamentamos a insensibilidade dos Executivos de todos os estados e da própria União com relação a essa questão de segurança de barragens. A realidade é que não um programa específico de monitoramento, de acompanhamento, da situação de barragens”.
(Repórter) A presidente da Comissão, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, observou que relatório da Agência Nacional das Águas mostrou que as barragens do Brasil são vulneráveis e grande número delas corre o risco de desabar.
(Fátima Bezerra) “Daí a importância de a gente ter escolhido esse tema. Esse relatório, naturalmente, vai cumprir um papel importante que é o de alertar as autoridades responsáveis, conclamar a sociedade a participar desse debate e cobrar das autoridades responsáveis as devidas providências para que não tenhamos novas tragédias anunciadas no Brasil”.
(Repórter) O relatório sobre a Política de Segurança de Barragens será apresentado no dia 12 de dezembro.