Cultura e esportes podem ser beneficiados com mais dinheiro público
Aprovada na Comissão Mista, a Medida Provisória das Loterias (MPV 846/2018) seguiu para exame na Câmara dos Deputados. O texto regula a transferência de recursos das loterias para áreas como segurança pública, esporte e cultura. A MP tem validade até o dia 28 de novembro.
Transcrição
LOC: A MP DAS LOTERIAS VAI SER ANALISADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A MEDIDA PROVISÓRIA 846/2018 RESERVA DINHEIRO DE JOGOS ADMINISTRADOS PELO GOVERNO FEDERAL PARA A CULTURA, O ESPORTE E A SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
(Repórter) Cultura, esportes e segurança poderão ser beneficiadas com mais dinheiro público. Isso se virar lei a medida provisória 846 que reserva parte do arrecadado pelas loterias para essas três áreas. A expectativa do governo federal é destinar 443 milhões de reais para a cultura, 630 milhões para o esporte e um bilhão de reais para a segurança. Isso por ano. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, reforçou que os novos repasses são essenciais, especialmente para o combate à violência.
(Flexa Ribeiro) Não são aqueles que seriam necessários, mas já é um avanço na área de segurança e, principalmente, a não permissão mais de contingenciamentos dos recursos do Fundo Nacional de Segurança. Então, aquilo que o Congresso aprovar na Lei Orçamentária e aquilo que vai ser liberado paras os estados.
(Repórter) Do total para o setor de esportes, 1,63% vai para o Comitê Olímpico Brasileiro e 0,96% para o Comitê Paralímpico Brasileiro. A MP 846 deve ser votada nos plenários da Câmara e do Senado até o próximo dia 28. Caso isso não aconteça, a medida perderá a validade.
MP 846/2018