CRE debate certificação do cargueiro KC-390 e caminhada de migrantes rumo aos EUA — Rádio Senado
Relacões Internacionais

CRE debate certificação do cargueiro KC-390 e caminhada de migrantes rumo aos EUA

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), senador Fernando Collor (PTC-AL), comentou nesta quinta-feira (31) a certificação do avião militar KC-390 após 7 anos de análise pela Agência Nacional de Aviação Civil. Também comentou sobre a marcha dos migrantes da América Central em direção aos Estados Unidos. Os senadores aprovaram durante a reunião a indicação da diplomata Patrícia Oliveira Lima como próxima embaixadora no Sudão (MSF 94/2018) e acordos de cooperação no setor de defesa com Espanha (PDS 107/2018) e Cabo Verde (PDS 105/2018).

31/10/2018, 13h26 - ATUALIZADO EM 31/10/2018, 15h39
Duração de áudio: 02:18
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião com 04 itens. Na pauta, indicação de embaixadora para o Sudão e apreciação de acordos internacionais. 

À mesa, presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL). 

Bancada: 
senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CERTIFICAÇÃO DO KC-390 E OS MIGRANTES QUE ESTÃO INDO A PÉ PARA A FRONTEIRA DOS ESTADOS UNIDOS. LOC: ESSES FORAM DOIS DOS ASSUNTOS COMENTADOS NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, iniciou a reunião informando sobre a certificação do avião militar KC-390. Ela foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil nesta semana, permitindo que a Embraer comece a vender o cargueiro. Ele é o maior avião fabricado na América Latina. O programa de certificação durou sete anos e verificou cerca de dois mil e quinhentos requisitos. O trabalho envolveu mais de 200 profissionais credenciados. Mesmo sendo uma aeronave militar, ela atende aos padrões dos aviões de maior porte da aviação comercial. O KC-390 pode transportar até 23 toneladas de carga, inclusive veículos de médio e grande portes. A relação custo-benefício foi uma das características do cargueiro destacadas por Fernando Collor. (Fernando Collor) Com excepcional produtividade operacional, tem o menor custo total do ciclo de vida.(...) Ele pode ser reabastecido em voo e também ser reconfigurado como avião reabastecedor. (Repórter) Collor também comentou a situação dos milhares de migrantes da América Central que estão marchando em busca de asilo nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump anunciou o envio de mais de cinco mil militares para a fronteira com o México. Isso fará com que os Estados Unidos tenham na região uma tropa maior do que no Iraque ou na Síria. Collor explicou os motivos alegados pelos centro-americanos para deixarem seus países. (Fernando Collor) A pobreza e a violência das (...) gangues que perseguem jovens (...) são os principais motivos citados pelos migrantes para deixarem seu país de origem. (Repórter) Durante a reunião, os senadores aprovaram a indicação da diplomata Patrícia Oliveira Lima como próxima embaixadora no Sudão. Também chancelaram acordos de cooperação no setor de defesa com Espanha e Cabo Verde. MSF 94/2018, PDS 107/2018, PDS 105/2018

Ao vivo
00:0000:00