Senado aprova Victor Hugo Bicca para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Mineração — Rádio Senado
Comissões

Senado aprova Victor Hugo Bicca para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Mineração

Indicado para a Diretoria-Geral da recém-criada Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Bicca destacou em sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado que a ANM dará mais transparência e publicidade às regras para o setor de mineração. Ele enfatizou também que o garimpo será uma das primeiras preocupações da nova agência reguladora. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) espera que a ANM possa modernizar a mineração no País. As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

31/10/2018, 18h28 - ATUALIZADO EM 31/10/2018, 18h59
Duração de áudio: 01:41
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza sabatina de indicados para cargos de diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM). 

Mesa: 
indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Tasso Mendonça Júnior; 
presidente da CI, senador Eduardo Braga (MDB-AM); 
senador José Pimentel (PT-CE); 
indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Araújo de Souza Leão; 
indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO APROVOU O NOME DE VICTOR HUGO BICCA PARA O CARGO DE DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. LOC: ESSE É O CARGO MAIS IMPORTANTE DA NOVA AGÊNCIA. A INDICAÇÃO SEGUE PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO EM REGIME DE URGÊNCIA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI. TÉC: A Agência Nacional de Mineração, ANM, foi criada em dezembro do ano passado. Ela vem para substituir o Departamento Nacional de Produção Mineral. Indicado para ser o primeiro diretor-geral da ANM, com um mandato de quatro anos, Victor Hugo Bicca afirmou que, com a nova agência reguladora, as decisões sobre a mineração serão mais claras e transparentes, já que a ANM terá que prestar constas ao Senado periodicamente. Victor Hugo também adiantou que o garimpo será uma das principais preocupações da ANM: (VICTOR HUGO BICCA): Garimpo, por força de lei, ele está relacionado a uma atividade de obtenção manual do recurso mineral. E não é o que a gente está acompanhando hoje pelo País todo. É uma mineração mecanizada, que é feita de uma forma desordenada, e isso com consequências danosas ao meio ambiente, ao próprio trabalhador, enfim, riscos exagerados que comprometem as pessoas envolvidas. É um conceito que precisa ser revisto e certamente a agência vai fomentar essa discussão. (MAURÍCIO): O relator da indicação de Victor Hugo Bicca, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, espera que a nova agência possa renovar o setor de mineração: (FLEXA RIBEIRO): Na necessidade que se tem de modernizar uma área que é da maior importância para o nosso País. E, em especial, para o meu estado, o estado do Pará, que é sem sombra de dúvidas hoje o estado de maior potencial minerador do Brasil. (MAURÍCIO): A aprovação do primeiro diretor-geral era condição para que a Agência Nacional de Mineração pudesse começar a trabalhar. Dos cinco integrantes da diretoria da ANM, quatro já passaram pelo Senado. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00