Orçamento de 2019 deve ser aprovado com prioridades do novo presidente
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, foi procurado por interlocutores dos dois candidatos à Presidência da República para discutir a votação do Orçamento Geral da União de 2019. Segundo ele, o Congresso Nacional vai aguardar o resultado das eleições para aprovar o Orçamento de 2019 seguindo as prioridades do novo governo. O líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE), disse que o calendário de votação do Orçamento já foi alterado para se adequar à nova gestão.
Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE CONGRESSO NACIONAL DEVE VOTAR O ORÇAMENTO SEGUINDO ORIENTAÇÕES DO PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
LOC: LÍDER DO GOVERNO CONSIDERA IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DO NOVO GOVERNO NA DEFINIÇÃO DAS RECEITAS E DOS GASTOS DO ANO QUE VEM. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: O presidente do Senado, Eunício Oliveira, foi procurado por interlocutores dos dois candidatos à Presidência da República para discutir a votação do Orçamento Geral da União de 2019. Representantes de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro pediram que o Congresso Nacional aguarde o resultado do segundo turno para então definir as receitas e despesas do governo relacionadas ao ano que vem. Eunício Oliveira declarou que os senadores e deputados deverão aprovar o Orçamento de 2019 segundo as prioridades do presidente eleito.
(Eunício): Obviamente, no dia 28, nós teremos resultados de quem será o presidente. Eu já fui contactado, inclusive, por ambas as partes, para saber se em caso de eleição, eu aceitava discutir a questão do Orçamento, porque é o Orçamento do ano que vem é feito pelo Congresso que ainda existe esse ano. Então, é natural que abra esse espaço para fazer essa discussão.
REP: O líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura, do PSC de Sergipe, disse que o calendário de votação do Orçamento já foi alterado para se adequar ao novo governo.
(André) O Orçamento 2009 para ser votado. O presidente do Congresso, senador Eunício, inclusive, prorrogou a data para apresentação dos relatórios exatamente para que haja uma discussão mais ampla, para que também o próximo presidente da República possa também participar dessa discussão, que é importante. É o Orçamento que será dirigido por ele a partir do próximo ano.
(REP): A equipe econômica de Michel Temer já enviou o Orçamento de 2019 ao Congresso Nacional. Entre as definições está o salário mínimo de R$ 1.002. Da Rádio Senado, Hérica Christian.