CRA aprova mais de 1 bilhão em emendas para agricultura e pecuária — Rádio Senado
Orçamento 2019

CRA aprova mais de 1 bilhão em emendas para agricultura e pecuária

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou mais de R$ 1 bilhão em emendas ao Orçamento de 2019 para serem investidos na agropecuária. Os recursos serão destinados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Ouça mais detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

09/10/2018, 16h44 - ATUALIZADO EM 09/10/2018, 17h03
Duração de áudio: 01:48
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza reunião extraordinária para apreciação das emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2019. 

Mesa: 
vice-presidente da CRA, senador Valdir Raupp (MDB-RO); 
senador Wellington Fagundes (PR-MT).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA APROVOU MAIS DE UM BILHÃO DE REAIS EM EMENDAS PARA O ORÇAMENTO DE 2019. LOC: AS PROPOSTAS BENEFICIAM A AGROPECUÁRIA, A AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO DE ASSENTAMENTOS RURAIS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) De acordo com as quatro emendas da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, receberá 106 milhões de reais para investimento em pesquisa e desenvolvimento da agricultura e Pecuária. Ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram destinados 300 milhões de reais, também para o desenvolvimento da agropecuária. 300 milhões de reais também foram aprovados para o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, para desenvolver os assentamentos rurais. E mais 300 milhões de reais para a promoção e fortalecimento da agricultura familiar. A Comissão de Agricultura recebeu 81 emendas, a quase totalidade delas tratam de temas afins, como explicou o relator, senador Lasier Martins, do PSD gaúcho. (Lasier Martins) “Tivemos que selecionar algumas delas, o que fizemos com atenção ao seu alcance social, procurando atender, tanto quanto possível, a todos os senadores que apresentaram propostas. E, assim, nossa seleção se baseou, sobretudo, na frequência com que determinada ação orçamentária ou órgão orçamentário foi prestigiado”. (Repórter) O senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, ressaltou a importância da pesquisa para o desenvolvimento da agropecuária no país. (Wellington Fagundes) “Todas as emendas aqui apresentadas têm fundamental importância, principalmente para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. E a Embrapa tem um papel fundamental em tudo isso, no trabalho da pesquisa, no desenvolvimento de toda a produção agropecuária brasileira, em especial, no caso nosso, que é uma produção em expansão, ainda”. (Repórter) As emendas, agora, serão encaminhadas para análise na Comissão Mista de Orçamento. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges. Mensagem nº 483/2018

Ao vivo
00:0000:00