Senado aprova doação de blindados militares para o Uruguai
O projeto aprovado pelo Plenário autoriza o Ministério da Defesa a doar vinte cinco Viaturas Blindadas de Combate modelo M41 para o Uruguai. Segundo o relator, senador Pedro Chaves (PRB-MS), os tanques de guerra obsoletos mesmo não sendo mais usados têm um custo de manutenção. A doação ainda depende de autorização dos Estados Unidos. O Brasil gastará R$ 350 mil para transportar as viaturas até o Uruguai.
Transcrição
LOC: PLENÁRIO APROVA A DOAÇÃO DE VINTE E CINCO BLINDADOS MILITARES PARA O GOVERNO DO URUGUAI.
LOC: O MINISTÉRIO DA DEFESA ALEGA QUE OS TANQUES OBSOLETOS TÊM ALTO CUSTO DE MANUTENÇÃO MESMO NÃO USADOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: Há cinco anos na pauta do Congresso Nacional, o projeto aprovado pelo Plenário autoriza o Ministério da Defesa a doar vinte e cinco Viaturas Blindadas de Combate modelo M41 para o Uruguai. No total, o Brasil dispõe de 152 carros de combate desse tipo atualmente usados apenas em exercícios de instrução. Hoje, o Exército brasileiro utiliza blindados alemães de nome “Leopard”. Segundo o relator, senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, os tanques de guerra já estão obsoletos e não são mais usados pelos militares brasileiros. Ele explicou que o Brasil optou por doá-los até por uma questão de economia, já que o Exército tem despesa de manutenção com a guarda deles.
(Pedro Chaves) O Exército está num processo de modernização. Então, esses carros, na verdade, não estão sendo mais usados, apenas como instrução, aulas. E estamos desvirtuando até a função dessas viaturas. Então, o Uruguai mostrou muito interesse em recebê-los gratuitamente. Eles estão muito felizes porque eles vão fazer uma reforma desses blindados que vão servir para eles porque o Exército deles é muito tímido. Então, eles precisam realmente desses blindados para eles possam melhorar a qualidade das Forças Armadas deles.
(Repórter) Apesar de aprovada pelo Senado, a doação dos 25 blindados ainda depende de autorização dos Estados Unidos, que venderam os tanques de guerra para o Brasil. Pelo projeto, que vai à sanção, caberá ao Brasil bancar o transporte das viaturas até o Regimento de Cavalaria número 3 de Riviera no Uruguai ao custo de R$ 350 mil. Da Rádio Senado, Hérica Christian.