Senadores lamentam incêndio em Museu e pedem investimentos em cultura
Os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte lamentaram o incêndio que destruiu pelo menos 90 por cento de 20 milhões de itens do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O Museu criado há 200 anos tinha o maior acervo de história natural e antropologia da América Latina e era considerado um dos cinco mais importantes do mundo nesta área. Os parlamentares lembraram a grande repercussão da tragédia no Brasil e no exterior e lamentaram a falta de cuidado com a preservação da memória nacional. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou o corte de verbas e disse que as despesas em educação e cultura devem ser vistas como investimento. Já o senador Pedro Chaves (PRB-MS) defendeu medidas para ajudar a recuperação do Museu Nacional.
Transcrição
LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE LAMENTARAM NESTA TERÇA-FEIRA A DESTRUIÇÃO DO MUSEU NACIONAL DO RIO DE JANEIRO.
LOC: OS PARLAMENATRES LEMBRARAM A GRANDE REPERCUSSÃO DA TRAGÉDIA, CRITICARAM O DESCASO COM A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E COBRARAM MAIS INVESTIMENTOS NA ÁREA DA CULTURA. A REPORTAGEM É DE GEORGE CARDIM.
(Repórter) A estimativa dos técnicos é que o incêndio tenha destruído pelo menos 90 por cento dos 20 milhões de itens do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O Palácio de São Cristóvão foi a residência da família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891. O Museu criado há 200 anos tinha o maior acervo de história natural e antropologia da América Latina e era considerado um dos cinco mais importantes do mundo nesta área. Entre os itens queimados estão toda a coleção egípcia, esqueletos completos de dinossauros, o acervo de línguas indígenas e a biblioteca de antropologia e Ciências Naturais, a maior da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte lembraram a grande repercussão da tragédia no Brasil e no exterior e lamentaram a falta de cuidado com a preservação da memória nacional. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, criticou o corte de verbas e disse que as despesas em educação e cultura devem ser vistas como investimento.
(Fátima Bezerra) Deu no que deu. Ou seja, a destruição do Museu Nacional é a chamada crônica de uma morte anunciada. O Museu na verdade é mais uma vítima destes tempos de retrocesso que estamos vivendo.
(Repórter) O vice-presidente do colegiado, senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, destacou o descaso com a educação e cultura e defendeu medidas para ajudar a recuperação do Museu Nacional.
(Pedro Chaves) Infelizmente nós estamos negligenciando uma coisa tão importante. Este museu foi chorado por todo mundo porque na verdade existia peças ali que são irrecuperáveis, e destruiu praticamente o Museu Nacional que era um símbolo da cultura do País.”
(Repórter) A Polícia Federal apura as causas do incêndio, que não deixou feridos. Há duas possibilidades em investigação: queda de um balão ou curto-circuito.