Airton Sandoval afirma que sociedade precisa de paz — Rádio Senado
Especialmente nas escolas

Airton Sandoval afirma que sociedade precisa de paz

O senador Airton Sandoval (MDB/SP) lamentou os casos de violência nas escolas no estado de São Paulo. Para ele, a luta contra a violência infantil precisa do engajamento dos pais, educadores, jovens e governo. Dados da Secretaria de Educação de São Paulo apontam que nas escolas públicas do estado três casos de bullying são registrados por dia. Em 2017, o total de denúncias chegou a 564. No mesmo ano, mais de 52 mil profissionais foram qualificados para lidar com a violência nas escolas.

23/08/2018, 18h09 - ATUALIZADO EM 23/08/2018, 18h30
Duração de áudio: 02:19
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 25 itens. Na pauta, o PLS 225/2015, que trata da utilização de meios eletrônicos para concentração de informações dos indivíduos na carteira de identidade.

Em pronunciamento, à bancada, senador Airton Sandoval (MDB-SP).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADOR AIRTON SANDOVAL LAMENTOU O AUMENTO DOS CASOS DE BULLYING NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO. LOC: PARA ELE, A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTIL PRECISA DO ENGAJAMENTO DOS PAIS, EDUCADORES, JOVENS E AGENTES PÚBLICOS. REPÓRTER LAÍSA LOPES TÉC:Dados da Secretaria de Educação de São Paulo apontam que, nas escolas públicas do estado, três casos de bullying são registrados por dia. Em 2017, o total de denúncias chegou a 564. No mesmo ano, mais de 52 mil profissionais foram qualificados para lidar com a violência nas escolas. Já em 2016, em uma parceria entre o Governo de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil, foi lançada uma cartilha educativa que trata da violência no âmbito escolar, sendo ela verbal, moral ou física. O senador Airton Sandoval, do MDB de São Paulo, disse que a luta contra a violência infantil precisa do engajamento de todas as esferas da sociedade. (Airton Sandoval) Precisamos, a todo custo, evitar que nossas crianças sejam vítimas de qualquer tipo de violência, difundindo informações e esclarecimentos e incentivando as ações preventivas. Nossas crianças e adolescentes precisam de educação, amor em família, atenção e respeito. Todos somos responsáveis pela integridade e o desenvolvimento daqueles que são o futuro do nosso País. (Repórter) O senador ainda destacou o projeto de Lei, aprovado no Senado e sancionado pelo presidente da República, que reforça a lei de combate ao bullying. A lei atribui às escolas a promoção da cultura de paz e adoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a qualquer tipo de violência. (Airton Sandoval) A nova lei aperfeiçoa a LDB quando determina que todos os estabelecimentos de ensino terão que promover medidas e ações de conscientização, de prevenção e de combate à violência, mais diretamente à intimidação sistemática, conhecida como bullying. Precisamos de paz na sociedade, precisamos de paz, especialmente nas escolas. (Repórter) O Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas, feito em 2016 pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, em parceria com o Ministério da Educação, apontou que quase 70% dos jovens já sofreram algum tipo de agressão na escola. Os tipos de ataque mais comuns são verbal, físico, discriminação, intimidação, bullying, furto, roubo ou ameaças. Com supervisão de Tiago Medeiros, da rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00