Logística é desafio para próximo presidente, diz Maria do Carmo — Rádio Senado
Mais ferrovias

Logística é desafio para próximo presidente, diz Maria do Carmo

O investimento em ferrovias e na integração entre os diversos meios de transporte é fundamental para o escoamento da produção brasileira. A senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) observou que a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, expôs a dependência do País do modal rodoviário. A predominância do transporte por rodovias para o escoamento da produção, ressaltou a senadora, encarece o preço final. Maria do Carmo informou que os produtores de soja de Mato Grosso estão elaborando um plano de investimento ferroviário para entregar ao presidente da República que toma posse em 2019.

21/08/2018, 13h33 - ATUALIZADO EM 21/08/2018, 16h23
Duração de áudio: 01:38
transportes.gov.br

Transcrição
LOC: O PAÍS PRECISA INVESTIR EM FERROVIAS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE OS MODAIS DE TRANSPORTE PARA ESCOAR A PRODUÇÃO. LOC: PRODUTORES DE MATO GROSSO VÃO APRESENTAR AO PRESIDENTE ELEITO UM PLANO DE INVESTIMENTOS EM FERROVIAS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A maior parte do escoamento da produção no Brasil é feita por estradas – 61%. E apenas 20% da carga é transportada por trilhos. Além da pequena participação no escoamento dos produtos, as ferrovias não são interligadas às rodovias. Isso dificulta o transporte e encarece os produtos. Na avaliação da senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, o presidente da República que tomar posse em 2019 terá como um dos principais desafios resolver o problema logístico do País. Pela sua dimensão territorial, ressaltou a senadora, a saída para o Brasil é a construção de ferrovias para evitar a dependência do transporte rodoviário, como ficou evidente com a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018. (Maria do Carmo Alves, 35”) “Com distâncias imensas a serem percorridas, as ferrovias são imprescindíveis para tornar mais rápido e barato o deslocamento. Esse tipo de transporte é fundamental para o escoamento dos grãos produzidos. A greve dos caminhoneiros nos convenceu, em 11 dias, da vulnerabilidade econômica provocada pelo desequilíbrio da matriz brasileira de transporte de cargas e nos tornou cientes da urgência de ampliação e integração entre os sistemas para a economia do país”. (Repórter) Os produtores de soja de Mato Grosso já estão elaborando um plano de investimento em infraestrutura ferroviária, que será entregue ao presidente eleito.

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