Gratuidade no transporte é apontada como solução para congestionamentos — Rádio Senado
Comissão Senado do Futuro

Gratuidade no transporte é apontada como solução para congestionamentos

A Comissão Senado do Futuro (CSF) discutiu em audiência pública as alternativas para o transporte público urbano. A gratuidade das passagens foi apontada como uma solução para reduzir os congestionamentos nos centros urbanos. O senador Hélio José (Pros-DF) defendeu investimentos em trens, metrôs e ônibus interligados para que as pessoas deixem os carros em casa. A comissão vai realizar mais duas audiências públicas para continuar a debater o assunto.

15/08/2018, 13h31 - ATUALIZADO EM 15/08/2018, 18h47
Duração de áudio: 02:07
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública para tratar sobre “as propostas e alternativas para o transporte coletivo público do Distrito Federal."

Mesa:
vice-prefeito comunitário do Setor O, Mário Lima do Nascimento;
superintendente de serviços de transporte de passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), João Paulo de Souza;
presidente da CSF, senador Hélio José (Pros-DF);
representante do Movimento Tarifa Livre, Erivelton Forlan Duarte;
representante do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Luzenir Campos da Silva.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A GRATUIDADE PARA TODOS NO TRANSPORTE PÚBLICO NAS CIDADES É POSSÍVEL COM OS RECURSOS UTILIZADOS PARA SUBSIDIAR CERTAS CATEGORIAS, COMO ESTUDANTES E IDOSOS. LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO SENADO DO FUTURO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O transporte público urbano poderia ser gratuito para todos se os recursos usados para subsidiar alguns segmentos, como estudantes, fossem investidos com racionalidade. A opinião é do representante do Movimento Tarifa Livre, Erivelton Forlan Duarte. Como exemplo, ele explicou que em 2016 60% do transporte público de Brasília era subsidiado pelo governo. (Erivelto Forlan Duarte) “A gente tem um sistema de transporte arcaico, caro, de alguma forma, demorado – demora no tempo, demora no intervalo, demora por conta do trânsito – e proibitivo e excludente, ele acaba excluindo uma porção de gente. Racionalizando o sistema, mudando o sistema, o custo social é menor do que o sistema hoje, que é pago na catraca, pago por meio de subsídio e o sistema que a gente tem aí”. (Repórter) Também o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, João Paulo de Souza, reconheceu que o transporte público do País não é eficiente. E, para ele, a plena gratuidade, como já existe em outros países, depende de financiamento público. (João Paulo Souza) “Então para poder ter o não pagamento da tarifa, necessariamente, é inevitável que haja a majoração do subsídio estatal, tá? A tarifa livre sem o aumento do subsídio não é possível”. (Repórter) Na avaliação do presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, para acabar com o caos no trânsito das cidades brasileiras é preciso investir no transporte público de qualidade. (Hélio José) “É necessário as pessoas deixarem os carros em casa e utilizar o sistema de transporte urbano. Por isso que o futuro indica que cada vez mais precisamos de mais metrô, precisamos de mais trem de média velocidade e mais sistema de ônibus que seja eficaz, eficiente”. (Repórter) Também participaram do debate representantes do DFTrans e da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo do Distrito Federal. A comissão vai realizar mais duas audiências para discutir o assunto. RFF 22/2018

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