Combate a fake news deve contar com apoio da sociedade, diz Luiz Fux — Rádio Senado
Aula inaugural no Senado

Combate a fake news deve contar com apoio da sociedade, diz Luiz Fux

O ministro Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, inaugurou, nesta terça-feira (14), o curso de pós-graduação lato sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral. Durante a aula magna, o ministro falou sobre democracia, educação, eleições e perspectivas para 2018. Na avaliação dele, a sociedade também precisa checar as informações antes de compartilhar, para evitar a disseminação de notícias falsas.

14/08/2018, 13h22 - ATUALIZADO EM 14/08/2018, 18h42
Duração de áudio: 02:15
Aula magna do curso de pós-graduação lato sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). O evento é de caráter interativo e qualquer cidadão pode assistir e participar enviando perguntas e comentários por meio do Portal e-Cidadania ou do Alô Senado.

O curso é promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE). Especialistas que atuam no Poder Legislativo e na Justiça Eleitoral são o público-alvo. O objetivo é envolver esses profissionais no tema interdisciplinar proposto, promovendo o aprimoramento técnico-profissional e ético-comportamental deles, com impacto positivo na qualificação dos serviços públicos prestados.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, profere aula magna sobre o tema “Educação e Democracia: Perspectiva 2018."

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, LUIZ FUX, INAUGUROU NO INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO DO SENADO, O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEMOCRACIA, DIREITO ELEITORAL E PODER LEGISLATIVO LOC: O TEMA DA AULA FOI “EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: PERSPECTIVAS 2018”. REPÓRTER LAÍSA LOPES. (Repórter) Durante a aula inaugural, o Ministro Luiz Fux, falou sobre a sua carreira profissional, fake news, opinião pública, eleições, democracia brasileira e de outros países. Ele ainda ressaltou que a justiça eleitoral é minimalista e como ela atua em casos de candidatos ao parlamento, ou até mesmo eleitos, que agem de forma incorreta. (Luiz Fux) Nós verificamos se aquela conduta muito embora não seja uma conduta, é digamos correta, ela é uma conduta capaz de eliminar um candidato que foi eleito pela soberania popular. Então a justiça eleitoral ela tem um padrão mediano de atuação e de equilíbrio que nós conseguimos com isso fazer justiça. (Repórter) O ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral falou ainda que diversas candidaturas no país foram destruídas por conta das fake news e que a disseminação das notícias falsas por meio das mídias sociais está abalando o jornalismo. (Luiz Fux) A imprensa é obrigada a ir aos lugares, perguntar às pessoas, criar notícia e publicar. Então, hoje o jornalismo profissional teme muitíssimo essas mídias sociais, por que o jornal não tem condições de competir com isso, e eles estão vendo que estão perdendo espaço. (Repórter) Luiz Fux ainda completou que a sociedade também precisa checar as informações antes de compartilhar, pois assim fica mais fácil impedir a disseminação de notícias falsas. Representando o presidente do Senado, Eunício Oliveira, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, afirmou durante a palestra que a educação é o princípio de tudo. (Ana Amélia) As pessoas não adquirem cidadania se não souberem entender o que estão lendo ou escrever se quer o seu nome. O analfabeto não é só um analfabeto funcional, ele abre mão da sua cidadania e quantos brasileiros não cidadãos por serem analfabetos nós temos no Brasil para nossa tristeza. (Repórter) O curso de pós-graduação lato sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo é promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.

Ao vivo
00:0000:00