Campanha Agosto Dourado busca conscientizar sobre a importância da amamentação
A campanha Agosto Dourado busca conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A Lei 13.435/2017 aprovada pelo Congresso Nacional prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno. Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também apresentam mais inteligência, maior escolaridade e renda. Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno. Entre eles, uma proposta da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM), que estabelece punição com multa de até R$ 477 mil quem constranger uma mãe que esteja amamentando em locais públicos (PLS 514/2015). A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais detalhes.
Transcrição
A PARTIR DE QUARTA-FEIRA, O BRASIL DEVE SE MOBILIZAR NA CAMPANHA AGOSTO DOURADO, PARA INCENTIVAR O ALEITAMENTO MATERNO.
SENADORES E ESPECIALISTAS APONTAM OS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO NA SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E MENTAL DA CRIANÇA E DO FUTURO ADULTO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) A campanha Agosto Dourado busca mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A lei aprovada pelo Congresso prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno na saúde física, emocional e mental da crianças e dos futuros adultos. Segundo especialistas, a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. As pesquisas também apontam que as crianças alimentadas com leite materno até 2 anos apresentam mais inteligência, maior escolaridade e renda. O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprigio, destaca algumas vantagens da amamentação.
(João Aprigio) “A maior ou menor probabilidade que eu terei na vida adulta de ser acometido por intercorrências cardiovasculares tem uma relação muito direta com o tipo de prática alimentar que eu tive nos meus primeiros dias de vida. A probabilidade de desenvolver alergias, o quociente de inteligência, a inteligência emocional guardam uma relação direta com essa prática alimentar.
(Repórter) Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno. Entre eles, uma proposta da senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, que pune com multa de até 477 mil reais quem constranger uma mãe que esteja amamentando em locais públicos. A senadora lamentou que as mulheres ainda sofram este tipo de problema.
( Vanessa Grazziotin) “Nós temos muitas histórias, recentes e repetidas, que mulheres são hostilizadas e são estimuladas a não amamentarem seus filhos em público. E muitas vezes, elas são procuradas pedindo que procurem um local adequado, o que é um absurdo”
(Repórter) Outro projeto em debate no Senado garante dois intervalos de 30 minutos por dia durante a jornada de trabalho, para que a mãe amamente o bebê.
PLS 162/2016 PLS 514/2015