Diplomata diz que estrangulamento financeiro de Moçambique provocou inadimplência de empréstimo brasileiro — Rádio Senado
CRE

Diplomata diz que estrangulamento financeiro de Moçambique provocou inadimplência de empréstimo brasileiro

Indicado como próximo embaixador brasileiro em Moçambique diz que foi involuntária a interrupção do pagamento de empréstimo com dinheiro público do Brasil. O assunto foi discutido na Comissão de Relações Exteriores. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) lamentou que o aeroporto construído no norte de Moçambique com dinheiro do BNDES praticamente não tenha movimento. Ele chamou o investimento brasileiro de monumento ao desperdício do dinheiro público. A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) pediu maior esforço brasileiro no comércio com a África. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

11/07/2018, 13h44 - ATUALIZADO EM 11/07/2018, 13h44
Duração de áudio: 02:46
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Moçambique e Tanzânia.

Em pronunciamento, à mesa, indicado para o cargo de embaixador do Brasil na República de Moçambique e, cumulativamente, no Reino da Suazilândia e na República de Madagascar, Carlos Alfonso Iglesias Puente.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: INDICADO COMO PRÓXIMO EMBAIXADOR EM MOÇAMBIQUE DIZ QUE INADIMPLÊNCIA COM O BRASIL FOI INVOLUNTÁRIA, E SENADORES PEDEM MAIS ATENÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL. LOC: A QUESTÃO FOI DEBATIDA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Moçambique é o principal destino dos recursos da cooperação internacional brasileira. Um exemplo de ação apoiada pelo Brasil é o projeto moçambicano de alimentação escolar. Embora seja um dos países africanos com menor índice de desenvolvimento humano, tem uma das maiores reservas de gás do mundo. Também possui uma das mais extensas áreas agriculturáveis no planeta. Como o Brasil importa muito gás e carvão de Moçambique e exporta muito pouco para lá, a balança comercial brasileira é deficitária com os moçambicanos. Uma das empresas no mundo que mais investem em Moçambique é a brasileira Vale do Rio Doce, que está construindo uma ferrovia no norte do país para transporte de carvão mineral. A senadora Kátia Abreu, do PDT do Tocantins, conhece bem Moçambique e, na reunião da Comissão de Relações Exteriores, pediu maior esforço brasileiro na área comercial. (Kátia Abreu) Eu peço a todos que (...) possam se dedicar ao comércio com o Brasil. Nós precisamos sair deste patamar que nós estamos. Não podemos dispensar nenhum país. (Repórter) O senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, lamentou que o aeroporto construído no norte de Moçambique com dinheiro do BNDES praticamente não tenha movimento e que o empréstimo não esteja sendo pago. (Antonio Anastasia) É um aeroporto feito, de fato um monumento ao desperdício do dinheiro público, lamentavelmente. (Repórter) O diplomata Carlos Iglesias Puente, que teve aprovada a indicação como próximo embaixador brasileiro em Moçambique, lembrou as ligações culturais e históricas daquela ex-colônia portuguesa com o Brasil. Ele explicou que a descoberta de empréstimos secretos bilionários feitos pelo governo moçambicano anterior interrompeu a entrada de novos recursos por instituições oficiais como o Fundo Monetário Internacional. Isso estrangulou a capacidade financeira do país. (Carlos Iglesias) Houve um default, involuntário, eu diria, de Moçambique porque ele está simplesmente sem condições de honrar seus compromissos internacionais depois que sobreveio a crise financeira. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores também aprovou a indicação de Antônio Augusto César como próximo embaixador brasileiro na Tanzânia, além de mudanças no prazo de licença-paternidade nas Forças Armadas, e acordos aéreos com a Etiópia e Costa Rica. E, ainda, uma cooperação de defesa com Antígua e Barbuda, no Caribe. MSF 61/2018, MSF 62/2018, PDS 9/2018, PDS 16/2018, PDS 64/2018

Ao vivo
00:0000:00