CRE debate crise migratória Europeia — Rádio Senado
Audiência pública

CRE debate crise migratória Europeia

Senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) debateram o fechamento das políticas migratórias na Europa. Segundo o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), as políticas migratórias dos Estados Unidos e da União Europeia estão cada vez mais parecidas. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) atribuiu o novo modelo migratório em países da Europa Central e do Leste à força que ganharam os partidos populistas nos últimos anos. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

04/07/2018, 13h31 - ATUALIZADO EM 04/07/2018, 15h33
Duração de áudio: 02:24
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Polônia e Áustria.

Mesa:
indicado para o cargo de embaixador do Brasil na República da Polônia, Hadil Fontes da Rocha Vianna;
presidente da CRE, senador Fernado Collor (PTC-AL);
indicado para o cargo de embaixador do Brasil na República da Áustria, José Antonio Marcondes de Carvalho.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A POLÍTICA MIGRATÓRIA DE PAÍSES EUROPEUS ESTÁ CADA VEZ MAIS FECHADA. LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Não é só nos Estados Unidos que acontece uma crise migratória. Há anos a chegada de centenas de milhares de refugiados principalmente da África e da Ásia vem causando impactos sociais, econômicos e até políticos na União Europeia. Entre os países mais atingidos estão Alemanha e Itália. Outras nações da Europa Central e do Leste começaram a adotar políticas para bloquear a entrada dos imigrantes, que buscam melhores condições de vida ou até a própria sobrevivência, fugindo de guerras, fome e intolerância religiosa. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, afirmou que as políticas migratórias dos Estados Unidos e da União Europeia estão cada vez mais parecidas. (Cristovam Buarque) Não acredito que seja a mesma coisa. Mas também confesso que não vejo muita diferença na posição de fechamento (...) contra imigrantes. (Repórter) O senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, atribuiu o novo modelo migratório em países da Europa Central e do Leste à força que ganharam os partidos populistas nos últimos anos. (Antonio Anastasia) Partidos de direita, populistas, um pouco radicais em termos de xenofobia e contra a imigração passaram a ter uma preponderância novamente na questão eleitoral da Áustria (...), como também na Polônia. (Repórter) O diplomata Hadil Vianna, que teve aprovada a indicação como próximo embaixador brasileiro na Polônia, reconheceu que o fechamento a imigrantes está se espalhando por países como República Tcheca, Eslováquia e Hungria, além da própria Polônia. (Hadil Vianna) É um tanto paradoxal porque (...) para ser membro da União Europeia, ela também se tornou participante do espaço Schengen, que prevê a livre circulação de pessoas. (Repórter) Durante a reunião da Comissão de Relações Exteriores os senadores também aprovaram a indicação de José Antônio de Carvalho como próximo embaixador brasileiro na Áustria, além de acordos aéreos com a Nova Zelândia e com a União Europeia e uma cooperação de defesa com a Holanda. Da Rádio Senado, Floriano Filho. MSF 53/2018, MSF 56/2018, PDS 65/2018, PDS 67/2018, PDS 68/2018

Ao vivo
00:0000:00