Sancionada lei que inclui 12 municípios à Região Integrada do Distrito Federal e Entorno
Os municípios que passam a fazer parte da Região Integrada do Distrito Federal e Entorno (RIDE) são Alto Paraíso, Cavalcante, Alvorada do Norte, Barro Alto, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício. Além das cidades mineiras Arinos e Cabeceira Grande. É o que diz a Lei Complementar nº 163, de 14.6.2018, aprovada no Senado Federal, e sancionada pelo presidente da República, Michel Temer. Criada em 1998, a RIDE era composta por 21 municípios e pelo próprio Distrito Federal e tem por objetivo ampliar a área de abrangência com municípios vizinhos que apresentam uma forte ligação socioeconômica com a capital.
Transcrição
LOC: FOI SANCIONADA A LEI QUE INCLUI DOZE MUNICÍPIOS NA REGIÃO INTEGRADA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO. SENDO DEZ CIDADES GOIANAS E DUAS MINEIRAS
LOC: A RIDE TEM O OBJETIVO DE REDUZIR AS DESIGUALDADES REGIONAIS E O IMPACTO DO CRESCIMENTO DESORDENADO DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO. REPÓRTER LAÍSA LOPES.
TÉC: Os novos municípios goianos incluídos na RIDE são Alto Paraíso, Cavalcante, Alvorada do Norte, Barro Alto, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício. Além das cidades mineiras Arinos e Cabeceira Grande. Criada em 1998, a RIDE era composta por 21 municípios e pelo próprio Distrito Federal e tem por objetivo ampliar a área de abrangência com municípios vizinhos que apresentam uma forte ligação socioeconômica com a capital. O relator da matéria, senador Hélio José, do Pros do Distrito Federal, afirmou que a nova lei faz com que mais investimentos cheguem nessas regiões, com geração de empregos e capacitação de mão de obra qualificada. Além de promover uma redução das diferenças socioeconômicas do Entorno.
(Hélio José) Apenas o PIB da RIDE já situa como a terceira região mais rica do Brasil, embora acumule inúmeras desigualdades. Há muito a ser realizado pela promoção do desenvolvimento da região, sobretudo no que toca a otimização e a efetividade de políticas públicas.
(Repórter) Para o senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, a mudança pode gerar uma maior atenção dos governos estaduais para as cidades incluídas na RIDE.
(Ronaldo Caiado) Diminuir as desigualdades regionais. Não é concentrar sobre Brasília e empobrecer essa outra região. É você poder fazer amanhã, convênios na área de saúde, na área de educação, na área de segurança pública, na área social.
(Repórter) Uma das vantagens da nova lei, aprovada no Senado Federal, é que os municípios incluídos na Região Integrada do Distrito Federal e Entorno passam a receber recursos federais por meio de ações integradas. Com supervisão de Celso Cavalcanti, da Rádio Senado, Laísa Lopes.