Senado homenageia ex-senador Emival Caiado — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia ex-senador Emival Caiado

O Senado Federal homenageou em sessão especial o centenário de nascimento do ex-senador Emival Ramos Caiado. O homenageado foi advogado, jornalista e deputado federal de 1950 a 1971. Depois, até 1974, exerceu o mandato de senador. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), sobrinho do homenageado, destacou a atuação de Emival Caiado para a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília (Lei 3.273/1957). Autor do primeiro projeto de lei que criou o auxílio desemprego (PLC 2795/1961), Emival Caiado teve intensa participação política, como destacou o senador Wilder Morais (DEM – GO).

08/06/2018, 13h58 - ATUALIZADO EM 08/06/2018, 14h22
Duração de áudio: 02:10
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o centenário de nascimento do ex-senador Emival Ramos Caiado.

Em discurso, à tribuna, senador Wilder Morais (DEM-GO).

Mesa:
ex-deputado Pedro Canedo;
ex-governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues;
presidente da sessão de homenagem, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO);
ex-deputado Sérgio Caiado;
advogado Breno Ramos Caiado;
prefeito de Formosa (GO), Ernesto Roller.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL NO SENADO CELEBROU O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO EX-SENADOR EMIVAL RAMOS CAIADO. LOC: O POLÍTICO, ADVOGADO, JORNALISTA E AGROPECUARISTA CONTRIBUIU PARA A MUDANÇA DA CAPITAL DO BRASIL DO RIO DE JANEIRO PARA BRASÍLIA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Nascido em Goiás, em quatro de maio de 1918, Emival Ramos Caiado foi autor da lei que estabeleceu a mudança da capital do País do Rio de Janeiro para Brasília. A lei também definiu em 21 de abril de 1960 a data de inauguração da nova capital, como lembrou o ex-deputado Sérgio Ramos Caiado, filho do homenageado. (Sérgio Ramos Caiado) “A Lei Emival Caiado número 3.273 de primeiro de outubro de 1957, transferindo a capital da República do Rio de Janeiro para Brasília, foi determinante para a construção de um novo Brasil”. (Repórter) O senador Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, que é sobrinho de Emival Caiado, ressaltou que a transferência da capital do País para o Planalto Central era um compromisso de campanha de Juscelino Kubitschek em 1955. Apesar de adversário político de JK, Emival articulou ao lado dele a construção de Brasília, disse o senador. (Ronaldo Caiado) “Pode parecer que se tratou de mero ato burocrático. Mas foi bem mais do que isso. O então deputado Emival Caiado era adversário político de Juscelino Kubitschek, mas o que estava em discussão era a mudança da capital, a interiorização do desenvolvimento e a ocupação do território em toda a sua extensão”. (Repórter) Autor do primeiro projeto de lei que criou o auxílio desemprego, Emival Caiado teve intensa participação política, como destacou o senador Wilder Morais, do Democratas de Goiás. (Wilder Morais) “Teve uma participação crucial nos momentos mais decisivos da nossa história, integrou mais de 25 anos de trabalho árduo à vida pública de Goiás e do Brasil”. (Repórter) Emival Caiado exerceu o mandato de senador de 1971 a 1974. Ele morreu em agosto de 2004, aos 87 anos. A sessão de homenagem pelo centenário de nascimento do ex-senador foi uma iniciativa do senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins. Lei 3.273/1957

Ao vivo
00:0000:00