Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil deve ser comemorado em 15 de agosto
Segue para o plenário do Senado o projeto (PLC 42/2018) que celebra o Dia Nacional da Imigração Chinesa, em 15 de agosto. A data comemora a chegada oficial de um grupo de 107 imigrantes em São Paulo, que veio ao país em busca de empregos e novas oportunidades. Segundo a relatora da proposta, senadora Marta Suplicy (PMDB – SP), a comunidade chinesa conta com cerca de 300 mil pessoas e o Brasil é um dos principais destinos dos imigrantes daquele país asiático. O fluxo de chineses que fugiram da guerra e da fome aumentou na década de 50, após a revolução comunista, e ganhou ainda mais força com a abertura econômica, na década de 80. Marta Suplicy destacou em seu relatório a contribuição dos chineses para a cultura e a economia do Brasil.
Transcrição
LOC: O DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO CHINESA NO BRASIL DEVE SER COMEMORADO EM 15 DE AGOSTO.
LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO SEGUE PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) O Projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados celebra o Dia Nacional da Imigração Chinesa, em 15 de agosto. A data comemora a chegada oficial de um grupo de 107 imigrantes em São Paulo, que veio ao país em busca de empregos e novas oportunidades. Durante o debate, a relatora da proposta, senadora Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, explicou que a comunidade chinesa conta com cerca de 300 mil pessoas e o Brasil é um dos principais destinos dos imigrantes do país asiático. O fluxo de chineses que fugiram da guerra e da fome aumentou na década de 50, após a revolução comunista, e ganhou ainda mais força com a abertura econômica, na década de 80, com a vinda de empreendedores. Marta Suplicy destacou a contribuição dos chineses para a cultura e a economia do Brasil.
(Marta Suplicy) “Ao longo de toda essa bela história de imigração, de trabalho e de integração, com sua cozinha típica, suas artes marciais, seus conhecimentos próprios em medicina e suas técnicas especiais de terapias e tratamentos, sua atuação no comércio, entre outros inúmeros hábitos, atividades e manifestações culturais, os chineses contribuíram para enriquecer a nossa cultura”
(Repórter) A proposta aprovada pela Comissão de Educação deve ser analisada agora pelo plenário do Senado.
PLC 42/2018