CAS aprova campanha Julho Amarelo para combater hepatites virais — Rádio Senado
Assuntos Sociais

CAS aprova campanha Julho Amarelo para combater hepatites virais

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou a proposta (PLC 35/2018) que institui a campanha Julho Amarelo, com ações de conscientização e combate às hepatites virais. A data foi escolhida em homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Segundo o projeto, aproximadamente 3 milhões de brasileiros estão contaminados com algum dos cinco tipos de hepatites existentes. As doenças provocam a inflamação do fígado e podem ser causadas por abuso de álcool, água contaminada, agulhas infectadas e relações sexuais sem proteção, entre outros motivos. Segundo o relator, senador Paulo Rocha (PT – PR), as hepatites virais são um problema de saúde pública e muitas vezes são silenciosas e não apresentam sintomas. A senadora Marta Suplicy (MDB – SP) lembrou o sucesso de outras campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, e lamentou a falta de informações nas escolas sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como as hepatites b, c e d. A proposta deve ser analisada agora pelo plenário do Senado.

30/05/2018, 14h07 - ATUALIZADO EM 30/05/2018, 15h24
Duração de áudio: 02:15
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião com 18 itens na pauta. Entre eles, o PLS 304/2016, que destina mais recursos aos municípios para combate às drogas.

À mesa, presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (MDB-SP) conduz reunião.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A CRIAÇÃO DA CAMPANHA JULHO AMARELO, DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS. LOC: O OBJETIVO É CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO, DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais aprovou a criação da campanha Julho Amarelo, com ações de conscientização e combate às hepatites virais. A data foi escolhida em homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Segundo o projeto, aproximadamente 3 milhões de brasileiros estão contaminados com algum dos cinco tipos de hepatites existentes. As doenças provocam a inflamação do fígado e podem ser causadas por abuso de álcool, água contaminada, agulhas infectadas e relações sexuais sem proteção, entre outros motivos. O relator, senador Paulo Rocha, do PT do Pará, lembrou que as hepatites virais são um problema de saúde pública e muitas vezes são silenciosas e não apresentam sintomas. (Roberto Rocha) “Para o combate a essas doenças, é de grande importância que haja um diagnóstico precoce. Além disso, a vacinação é a melhor forma de prevenção. A instituição de um mês destinado a chamar a atenção para as hepatites virais é um instrumento eficaz de conscientização acerca de seus riscos e formas de prevenção e tratamento” (Repórter) A senadora Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, lembrou o sucesso de outras campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, e lamentou a falta de informações nas escolas sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como as hepatites b, c e d. (Marta Suplicy) “Houve um retrocesso na questão da educação sexual nas escolas. A falta de informação. Não se fala mais, é tabu nas escolas. Como se não falar de sexualidade na escola fosse acabar com a sexualidade da juventude. Não permite que se se avance nestas questões e que se proteja os jovens , porque o jovem é protegido com informação e não com ignorância” (Repórter) A proposta deve ser analisada agora pelo plenário do Senado. PLC 35/2018

Ao vivo
00:0000:00