Álcool poderá ficar mais barato para o consumidor — Rádio Senado
Proposta

Álcool poderá ficar mais barato para o consumidor

O senador Álvaro Dias (PODE – PR) apresentou dois projetos que podem, quando aprovados e virarem lei, reduzir preço e minimizar a dependência que o país tem dos combustíveis fósseis. Um deles (PLS 262/2018) aumenta o percentual do biodiesel misturado ao diesel, numa proporção que pode chegar a até 20 por cento. O outro (PLS 268/2018) prevê que produtores de etanol possam vender o combustível diretamente para os consumidores, em postos próprios, ou comercializá-lo diretamente para outros postos, para distribuidores autorizados ou para o exterior, sem a necessidade de intermediários.

30/05/2018, 17h29 - ATUALIZADO EM 01/06/2018, 12h09
Duração de áudio: 01:13
Greve de caminhoneiros provoca fila para abastecimento de combustível em posto de gasolina no Rio de Janeiro.Foto Tomaz Silva/Agência Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

Transcrição
LOC: UM PROJETO DE LEI DO SENADOR ÁLVARO DIAS PERMITE QUE OS PRODUTORES DE ETANOL VENDAM O PRODUTO DIRETAMENTE AOS POSTOS E AOS CONSUMIDORES. LOC: A PROPOSTA VAI SER ANALISADA PELO SENADO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo proíbe os produtores de etanol de venderem combustível diretamente aos postos e aos consumidores. Acabar com essa vedação é o objetivo de projeto a ser analisado no Senado. Segundo a proposta, a venda do álcool poderá ser aos consumidores, aos postos, a distribuidores autorizados, ao mercado externo e ainda em conjunto com outras empresas e consórcios de produtoras. Autor do texto, Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, aposta que a venda direta vai possibilitar que o álcool fique mais barato. (AD) certamente, a eliminação de intermediários reduzirá o custo do etanol na bomba, facilitando, portanto, o consumo desse combustível. (LB) A venda direta do etanol também foi defendida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O Cade argumenta que a medida pode aumentar a competitividade no setor e reduzir os preços. O senador Álvaro Dias apresentou também um projeto para aumentar o percentual do biodiesel misturado ao diesel, numa proporção que pode chegar a até 20 por cento.

Ao vivo
00:0000:00