Senado celebra os 45 anos da Embrapa — Rádio Senado
Sessão especial

Senado celebra os 45 anos da Embrapa

O senado lembrou os 45 anos da Embrapa com uma sessão especial. Os senadores Ana Amélia (PP-RS), Simone Tebet (MDB-MS), Waldemir Moka (MDB-MS) e Lasier Martins (PSD-RS) destacaram o papel da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no aumento da produtividade no campo. A reportagem é de Bruno Lourenço.

24/05/2018, 14h11 - ATUALIZADO EM 24/05/2018, 14h11
Duração de áudio: 01:43
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar os 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional. 

Mesa:
presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira;
presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Freitas; 
presidente em exercício da Embrapa, Celso Luiz Moretti; 
presidente e requerente da sessão de comemoração, senadora Ana Amélia (PP-RS);
requerente da sessão de comemoração, senador Waldemir Moka (MDB-MS);
representante do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Roberto Simões; 
secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alexandre Pontes Pontes.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO LEMBROU OS 45 ANOS DA EMBRAPA COM UMA SESSÃO ESPECIAL NO PLENÁRIO. LOC: SENADORES DESTACARAM O PAPEL DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NO CAMPO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que a Embrapa merece ser celebrada pelo que já fez e pelo papel relevante que terá no futuro. (Ana Amélia): Como alimentar convenientemente os cerca de 9 bilhões de habitantes previstos para o nosso planeta em meados deste século. Essa é a grande questão. Mais de 840 milhões de seres humanos já convivem com a fome com a fome crônica as crianças são as mais afetadas e a cada ano cerca de 3 milhões delas morrem vítimas de desnutrição os dados indicam que a produção mundial de alimentos precisará ser dobrada nos próximos 40 anos. (Repórter): Simone Tebet, senadora do MDB de Mato Grosso do Sul, chamou a atenção para a produção de conhecimento gerada pela Embrapa. (Simone Tebet) O que faz a Embrapa, o produto principal da Embrapa, é o futuro. E o faz através de uma grande matéria prima, da argamassa de tudo aquilo que o senhores trabalham, que é o conhecimento, a tecnologia e a ciência à disposição do Brasil. (Repórter) Outro senador do MDB sul-matogrossense, Waldemir Moka, ressaltou que para a Embrapa continuar exercendo um papel de ponta no agronegócio terá que buscar parcerias. (Waldemir Moka): Com o avanço da tecnologia é impossível a gente acompanhar toda essa tecnologia tem uma parceria com o setor privado. Isso é fundamental. (Repórter) Lasier Martins, senador do PSD do Rio Grande do Sul, disse que nesses 45 anos, a oferta de carne foi quadruplicada, a de frango ampliada em vinte e duas vezes e a produção de grãos cresceu 555%.

Ao vivo
00:0000:00