CRE discute crise do dólar e impacto na América Latina — Rádio Senado
Sabatina

CRE discute crise do dólar e impacto na América Latina

Durante a sabatina de embaixadores indicados para representar o Brasil no Uruguai (MSF 24/2018) e no Peru (MSF 18/2018), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) debateu o possível contágio em outros países latino-americano da crise do dólar na Argentina. Para o senador Hélio José (PROS-DF), ainda não é possível afirmar que a alta do dólar também no Uruguai seja resultado da situação no país vizinho.

24/05/2018, 14h37 - ATUALIZADO EM 24/05/2018, 14h54
Duração de áudio: 02:04
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para chefiar as representações brasileiras no Uruguai e no Peru.

Mesa:
indicado para o cargo de Embaixador do Brasil na República do Peru,  Rodrigo Baena Soares;
presidente eventual da CRE, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
indicad para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na República Oriental do Uruguai, Antonio Simões.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CRISE COM A ALTA DO DÓLAR NA ARGENTINA PODERÁ AFETAR OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. LOC: A AVALIAÇÃO FOI APRESENTADA DURANTE A SABATINA DE FUTUROS EMBAIXADORES NO URUGUAI E NO PERU NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A alta do dólar vem provocando uma correria às casas de câmbio e mais pressão inflacionária na Argentina. Segundo a Agência de Risco Moody’s, a crise argentina provavelmente não provocará um efeito dominó na América Latina. Mas deve atingir o mercado do Uruguai. Para o senador Hélio José, do PROS do DF, ainda não é possível afirmar que a alta do dólar que também está acontecendo no Uruguai seja resultado de um contágio argentino. (Hélio José) O dólar tem sofrido alta por lá, mas devido, sobretudo, a fatores globais, o que não significa que (...) se deve à Argentina. (Repórter) O indicado como próximo embaixador brasileiro no Uruguai, Antonio Simões, explicou durante a sabatina que uma vantagem da economia uruguaia é o crescimento que ela vem apresentando ao longo dos últimos anos. (Antonio Simões) A economia do Uruguai tem crescido muito. Em 2017, cresceu 3,5%, e, na verdade, está agora num período de 15 anos de crescimento ininterrupto. Entre 2003 e 2016, esse crescimento esteve na casa de 4,5%. (Repórter) Outro sabatinado foi o diplomata Rodrigo Baena Soares, indicado como futuro embaixador no Peru. Ele reconheceu que aquele país enfrentou um período de muita instabilidade política após a renúncia do Presidente Pedro Kuczynski, e o indiciamento de outros ex-Presidentes. Mas afirmou que a situação dá sinais de normalização. (Rodrigo Baena) Nós temos que ter confiança no sistema político peruano, porque assumiu a Presidência o 1º Vice-Presidente, Martín Vizcarra, (...) e o jogo democrático está sendo respeitado. (Repórter) As duas indicações para embaixadores no Uruguai e no Peru foram aprovadas pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. MSF 18/2018, MSF 24/2018

Ao vivo
00:0000:00