CAS aprova plano de trabalho para analisar situação das santas casas — Rádio Senado
Saúde

CAS aprova plano de trabalho para analisar situação das santas casas

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (23) um plano de trabalho para acompanhar e fazer um diagnóstico da situação das Santas Casas de Misericórdia, hospitais beneficentes e filantrópicos que atuam pelo SUS. Os senadores vão debater com autoridades, especialistas e representantes das entidades temas como as dívidas, o financiamento público e o atendimento médico oferecido pela rede filantrópica e de assistência social. Segundo o relator da proposta, senador Dalírio Beber (PSDB – SC), as entidades contam com mais de 1.700 hospitais e respondem por metade do atendimento público de saúde. Ainda segundo Dalírio,  as dívidas acumuladas pelas Santas Casas ameaçam os serviços oferecidos à população. O relatório final com sugestões de mudanças na legislação e o diagnóstico sobre a situação dos hospitais beneficentes deve ser analisado pela CAS até novembro deste ano.

23/05/2018, 13h06 - ATUALIZADO EM 23/05/2018, 14h14
Duração de áudio: 01:57
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza sabatina de indicado para diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

À bancada em pronunciamento, senador Dalírio Beber (PSDB-SC).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA UM PLANO DE TRABALHO PARA AVALIAR A SITUAÇÃO DAS SANTAS CASAS E HOSPITAIS FILANTRÓPICOS QUE ATENDEM PELO SUS. LOC: OS SENADORES DEVEM DEBATER COM AUTORIDADES E ESPECIALISTAS TEMAS COMO AS DÍVIDAS, O FINANCIAMENTO E O FUNCIONAMENTO DESTAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais aprovou um plano de trabalho para acompanhar e fazer um diagnóstico da situação das santas casas, hospitais beneficentes e filantrópicos que atuam pelo SUS. Os senadores vão debater em junho e agosto com autoridades, especialistas e representantes das entidades temas como as dívidas, o financiamento público e o atendimento médico oferecido pela rede filantrópica e de assistência social. O relator da proposta, senador Dalirio Beber, do PSDB de Santa Catarina, justificou que as entidades contam com mais de 1.700 hospitais e respondem por metade do atendimento público de saúde. Dalírio explicou que as dívidas acumuladas pelas Santas Casas ameaçam os serviços oferecidos. (Dalírio Beber) “As instituições de saúde filantrópicas vêm esofrendo persistente crise financeira. A situação é tão dramática que, atualmente, estima-se extraoficialmente que as Santas Casas e demais hospitais filantrópicos devem, no conjunto, mais de 22 bilhões de reais. Por conseguinte, são frequentes as paralisações de atendimento em virtude da falta de recursos. Diante desse quadro, a sobrevida das instituições filantrópicas e sem fins lucrativos está cada vez mais dependente de políticas públicas efetivas ” (Repórter) Os senadores também devem analisar auditorias de órgãos de fiscalização e controle, dados de pesquisas acadêmicas e estatísticas sobre as santas casas. Dalírio Beber anunciou que pretende elaborar e votar o relatório final com sugestões de mudanças na legislação e o diagnóstico sobre a situação dos hospitais beneficentes até novembro deste ano. Requerimento da CAS Nº 2/2018

Ao vivo
00:0000:00