CAS aprova jornada semanal de 30 horas para psicólogos — Rádio Senado
Proposta

CAS aprova jornada semanal de 30 horas para psicólogos

O projeto (PLS 511/2017) aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais estabelece em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos psicólogos. A relatora da matéria, senadora Ângela Portela, do PDT de Roraima, explicou que a proposta tem o apoio do Conselho Federal de Psicologia e justificou que outras profissões na área da saúde já contam com a mesma jornada, como os dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Ângela Portela lembrou que a rotina dos psicólogos é marcada pelo contato constante com casos de estresse, ansiedade, luto, dificuldades de aprendizagem e outros problemas difíceis. Por isso, a iniciativa busca proteger a saúde física e psicológica dos profissionais. A proposta deve ser analisada agora pelo plenário do Senado. 

23/05/2018, 16h39 - ATUALIZADO EM 23/05/2018, 17h38
Duração de áudio: 01:26
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião deliberativa com 16 itens, entre eles, o PLS 304/2016, que destina mais recursos aos municípios para combate às drogas.

Em pronunciamento, à bancada, senadora Ângela Portela (PDT-RR).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS PSICÓLOGOS DEVEM TER UMA JORNADA DE TRABALHO DE 30 HORAS SEMANAIS. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O relatório da senadora Ângela Portela, do PDT de Roraima, fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos psicólogos. A senadora explicou que a proposta tem o apoio do Conselho Federal de Psicologia e que outras profissões na área da saúde já contam com a jornada de 30 horas sem prejudicar a produtividade, como os dentistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Ângela Portela lembrou que a rotina dos psicólogos é marcada pelo contato constante com casos de estresse, ansiedade, luto, dificuldades de aprendizagem e outros problemas difíceis. Por isso, a iniciativa busca proteger a saúde física e psicológica dos profissionais. (Ângela Portela) “Frequentemente, esses profissionais são incapazes, após uma desproporcional jornada de trabalho, de simplesmente se subtraírem aos problemas com os quais lidaram durante o dia. O saldo dessa exaustiva e inapropriada carga de trabalho é, evidentemente, negativo: o esgotamento emocional, a perda do interesse em trabalhar, oscilações de humor e uma sorte de problemas psicossomáticos como problemas digestórios e dores de cabeça” (Repórter) A proposta deve ser analisada agora pelo plenário do Senado. PLS 511/2017

Ao vivo
00:0000:00