Presidentes do Senado e da Câmara anunciam Comissão Geral Conjunta para debater preços dos combustíveis — Rádio Senado
Comissões

Presidentes do Senado e da Câmara anunciam Comissão Geral Conjunta para debater preços dos combustíveis

Os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciaram nesta segunda-feira (21) que vão reunir os plenários das duas casas do Legislativo para discutir saídas para os constantes aumentos dos combustíveis. A Comissão Geral Conjunta está marcada para o dia 30 de maio e deverão ser convidados representantes da Petrobras, do governo, de distribuidoras, de postos de combustíveis, além de especialistas do setor. As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

21/05/2018, 16h33 - ATUALIZADO EM 21/05/2018, 16h33
Duração de áudio: 01:53
Presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), concede entrevista após participar de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na Câmara dos Deputados.

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Foto: Marcos Brandão/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS PLENÁRIOS DO SENADO E DA CÂMARA VÃO DEBATER EM COMISSÃO CONJUNTA SAÍDAS PARA O ALTO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS. LOC: A CONVOCAÇÃO FOI FEITA POR MEIO DE NOTA DIVULGADA PELOS PRESIDENTES DO SENADO, EUNÍCIO OLIVEIRA, E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, RODRIGO MAIA. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: A Comissão Geral Conjunta está marcada para o dia 30 de maio, uma quarta-feira. O objetivo da reunião, de acordo com a nota assinada pelos presidentes das duas casas do Congresso, é debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população diante dos constantes aumentos dos combustíveis. Caminhoneiros têm organizado protestos em todo o país, especialmente por conta do diesel, que, neste ano, já acumula alta de oito por cento, para uma inflação inferior a um por cento. Da tribuna, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, cobrou do governo uma solução para o problema: (ANA AMÉLIA) “o problema maior, é claro, é o diesel, porque é o combustível usado não só para os caminhões, mas é usado também por máquinas e implementos agrícolas, o que agrava a situação de um custo adicional para os produtores rurais brasileiros. desde julho de 2017, o preço da gasolina comercializado nas refinarias acumula uma alta de 58,76 por cento e o diesel, uma valorização de 59,32 por cento”. (MAURÍCIO): A senadora Ana Amélia lembra que a política atual de reajuste adotada pelo Petrobrás corrige o preço artificial mantido no passado pelo governo Dilma Rousseff. Mas a senadora Angela Portela, do PDT de Roraima, afirma que o governo atual está fazendo caixa às custas do povo. Para ela, os aumentos em série pressionam a inflação e desorganizam a economia: (ANGELA PORTELA) É evidente que isso se reflete diretamente na vida da população. Os gastos com combustível dificilmente podem ser reduzidos sem impor sacrifícios a cada brasileiro. (MAURÍCIO): A lista de convidados para a Comissão Geral Conjunta deve ser divulgada nos próximos dias, mas o presidente da Câmara Rodrigo Maia já anunciou que serão chamados representantes da Petrobras, do governo, de distribuidoras, de postos de combustíveis, além de especialistas do setor. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00