CPI dos Maus-tratos ouve pesquisadores sobre o bullying — Rádio Senado
Audiência pública

CPI dos Maus-tratos ouve pesquisadores sobre o bullying

A CPI dos Maus-tratos discutiu nesta quinta-feira (17) o bullying, capaz de levar crianças e adolescentes a se mutilarem ou tirarem a própria vida. Pesquisadores e um representante do Ministério da Educação falaram dos problemas trazidos por esse tipo de violência e como lidar com ele. O presidente da CPI, senador Magno Malta (PR - ES) disse que a comissão vai modernizar a legislação para que o bullying não fique impune.

17/05/2018, 15h07 - ATUALIZADO EM 17/05/2018, 15h46
Duração de áudio: 02:49
CPI dos Maus-tratos (CPIMT) realiza audiência para tratar sobre maus-tratos em crianças e adolescentes.

Mesa:
relator da CPIMT, senador José Medeiros (Pode-MT);
presidente da CPIMT, senador Magno Malta (PR-ES);
psiquiatra, André de Mattos Salles;
assessor da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Francisco Moraes da Costa Marques;
professor Hugo Monteiro Ferreira.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI DOS MAUS-TRATOS DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA O BULLYING – CAPAZ DE LEVAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES A SE MUTILAREM OU TIRAREM A PRÓPRIA VIDA. LOC: PESQUISADORES E O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FALARAM DOS PROBLEMAS TRAZIDOS POR ESSE TIPO DE VIOLÊNCIA E COMO LIDAR COM ELE.REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O psiquiatra André Salles descreveu os danos que uma violência continuada provocam no ser humano. (André Salles) Existem estresses que de certa forma são positivos, são o que nos faz ter mais atenção nos preparar melhor, estarmos mais atentos. Mas geralmente são estresses passageiros e de baixo impacto. Quando a gente está falando de uma violência quando está falando de uma de uma negligência a gente está falando de um estresse continuado e de um impacto enorme. E isso não só traz graves problemas psíquicos como também traz graves problemas físicos biológicos no desenvolvimento do nosso sistema nervoso central. (Repórter) Hugo Ferreira, professor e responsável por cartilha divulgada pela CPI dos Maus-Tratos sobre bullying, falou da importância do diálogo na família. (Hugo Ferreira) É muito difícil para um menino de 12 anos dizer para o pai dele que ele é perseguido na escola dizer para a mãe dele que ele é perseguido na escola porque os colegas acham que ele não é homem acham que ele é gay e ele tem dificuldade muitas vezes de dizer isso e sofre calado então sofre Calado e muitas vezes começa a se cortar muitas vezes tenta suicídio. (Repórter) Francisco Marques, do Ministério da Educação, trouxe um dado preocupante colhido em pesquisa realizada com 15 mil estudantes do ensino médio em quinhentas escolas de todo o país. (Francisco da Costa) 32% haviam deixado de ir à escola pelo menos um dia no mês anterior à realização da pesquisa devido ao bullying. Então isso nos traz um problema gravíssimo, né, que não só esse grupo mas os demais também. O aluno que sofre bullying, ele pode mentalmente abandonar escola por causa disso. (Repórter) Aloma Felizardo, autora de três livros sobre o bullying e cyberbulling, pediu o engajamento de todos para dar visibilidade ao tema. (Aloma Felizardo) É muito importante porque torna de fato um assunto que é muito sério: o sofrimento das nossas crianças dentro das escolas e fora das escolas quando estão com o seu celular até dentro das suas próprias casas, nos seus quartos. (Repórter) O presidente da CPI, Magno Malta, senador do PR do Espírito Santo, aproveitou a reunião para aplaudir a operação desencadeada pela Polícia Federal em todo o País contra a pedofilia. (Magno Malta) Mas sabe por que tá acontecendo a operação? Porque a CPI da Pedofilia com 4 meses instalada alterou o artigo 240 do Estatuto da Criança e Adolescente permitindo a criminalização da Posse. 19 Nações no mundo tinham essa lei, o Brasil não. O Brasil foi o vigésimo. (Repórter) Magno Malta disse que a CPI dos Maus-Tratos também vai modernizar a legislação para que o bullying não fique impune.

Ao vivo
00:0000:00