Ex-técnico da seleção de ginástica nega acusações de abuso sexual, em depoimento à CPI dos Maus-Tratos — Rádio Senado

Ex-técnico da seleção de ginástica nega acusações de abuso sexual, em depoimento à CPI dos Maus-Tratos

O ex-técnico da seleção de ginástica masculina, Fernando de Carvalho Lopes, negou que tenha cometido abusos sexuais contra seus ex-alunos. Ele depôs na CPI dos Maus-Tratos, nesta quarta-feira. Segundo Fernando, sua atuação rígida com os alunos que treinava, além da disputa entre técnicos para a vaga de treinador nas Olimpíadas de 2016 o fizeram criar muitos inimigos e segundo ele, isso teria causado a onda de acusações. Mesmo assim, o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES) anunciou que vai pedir a quebra dos sigilos telefônico e telemático dos últimos 5 anos. Anunciou também a quebra do sigilo fiscal, ao informar que outra investigação corre na vara federal, contra Fernando Lopes sobre desvio de recursos. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

16/05/2018, 18h56 - ATUALIZADO EM 16/05/2018, 18h56
Duração de áudio: 02:47
CPI dos Maus-tratos (CPIMT) realiza reunião para ouvir depoimento do ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística.

Mesa:
presidente da CPIMT, senador Magno Malta (PR-ES);
ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes;
advogado Luís Ricardo Davanzo.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O EX-TECNICO DA SELEÇÃO DE GINÁSTICA MASCULINA FERNANDO DE CARVALHO LOPES NEGOU QUE TENHA COMETIDO ABUSOS SEXUAIS CONTRA ATLETAS. ELE DEPÔS NA CPI DOS MAUS-TRATOS, NESTA QUARTA-FEIRA. LOC: O PRESIDENTE DA CPI, SENADOR MAGNO MALTA, NO ENTANTO, ANUNCIOU QUE VAI PEDIR A QUEBRA DOS SIGILOS TELEFÔNICO, TELEMÁTICO E FISCAL, JÁ QUE OUTRA DENÚNCIA CONTRA O EX-TECNICO, DESTA VEZ SOBRE DESVIO DE RECURSOS, TAMBÉM ESTÁ EM ANDAMENTO. MAIS DETALHES COM PAULA GROBA. TÉC: Vingança. Essa foi a justificativa declarada pelo ex-técnico da seleção masculina de ginástica artística, para as denúncias de abuso sexual contra ele, por mais de 40 ginastas. Segundo Fernando, sua atuação rígida com os alunos que treinava, além da disputa entre técnicos para a vaga de treinador nas Olimpíadas de 2016, o fizeram criar muitos inimigos e segundo ele, isso teria causado a onda de acusações. (FERNANDO) Eu nunca fui um técnico manso, pelo contrário extremamente rígido. As crianças treinavam muitas vezes chorando porque tinham que cumprir suas tarefas mesmo no pós-treino e criei muitos inimigos: cortei bolsa de estudos de atletas quando deixavam de render, cortei salário de atletas, demiti auxiliares técnicos então eu sinto que nesse caminho acabei criando sim muitas desavenças. Da forma que é feita as falas e acusações eu não vejo outra coisa a não ser a vingança. (REP) Fernando ainda negou qualquer tipo de insinuação ou conversa com apelo sexual com seus ex-alunos e todas as acusações declaradas em depoimentos. Também disse que nunca dormiu na mesma cama que alunos, nem trocou mensagens via celular e por e-mail com conteúdo comprometedor de cunho sexual. Mesmo assim, o senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, anunciou que vai pedir a quebra dos sigilos telefônico e telemático dos últimos 5 anos. Anunciou também a quebra do sigilo fiscal, ao informar que outra investigação corre na vara federal, contra Fernando Lopes, sobre desvio de recursos. (MALTA) Existe um inquérito de desvio de dinheiro Federal que também envolve o senhor exatamente de verba que ia para atletas tipo de coisa aí que dinheiro não era entregue aos atletas que eu tomei conhecimento e essa é uma outra investigação estou vendo que o senhor está assustado porque não tem conhecimento. (rep) Fernando informou não ter conhecimento desse inquérito, mas disse que os pagamentos aos atletas eram feitos por sua supervisora, Ivonete Fagundes. Para o relator da CPI, senador José Medeiros, do Podemos de Mato Grosso, a fala do acusado não convenceu e ainda não desconstruiu os depoimentos apresentados pelos atletas. (MEDEIROS) Provas testemunhais e todas carregando no mesmo sentido e o que a gente esperava que ele pudesse trazer elementos que pudessem desmontar isso né não foi um depoimento esclarecedor. (rep) A comissão também deve convocar a supervisora, que segundo Fernando era responsável pelo pagamento dos atletas, Ivonete Fagundes. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00