Comissão de Educação pretende criar Dia Nacional do Museu — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Educação pretende criar Dia Nacional do Museu

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou uma audiência pública interativa, nesta quarta-feira (16), sobre a importância de criar o Dia Nacional do Museu. Segundo a autora do projeto, senadora Maria Do Carmo Alves (DEM/SE), a instituição da data seria uma forma de prestigiar e promover a cultura na sociedade brasileira.

16/05/2018, 18h11 - ATUALIZADO EM 16/05/2018, 18h11
Duração de áudio: 01:38
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para debater a importância da instituição do Dia Nacional do Museu.

Mesa:
diretor superintendente do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana, Ézio Déda;
presidente do Conselho Federal de Museologia, Rita de Cássia Mattos;
presidente eventual da CE,  senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE);
presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBM), Marcelo Mattos Araújo.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTIU, NESTA QUARTA-FEIRA, A POSSÍVEL CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DO MUSEU, A SER CELEBRADO EM 18 DE MAIO. LOC: A AUTORA DA PROPOSTA, SENADORA MARIA DO CARMO ALVES, DO DEMOCRATAS DE SERGIPE, LEMBROU QUE NESSA MESMA DATA É COMEMORADO O DIA INTERNACIONAL DO MUSEU. REPÓRTER LAÍSA LOPES. TÉC: Segundo os convidados da audiência pública, a criação do Dia Nacional do Museu tem como objetivo promover, divulgar e valorizar essas instituições brasileiras, aumentar o público visitante e intensificar a relação da arte com a comunidade. O Brasil participa da Semana Nacional de Museus com uma programação sobre temas contemporâneos, em comemoração ao Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio no mundo tudo. A Presidente do Conselho Federal de Museologia, Rita de Cássia Mattos, destacou a importância dos museus para a sociedade. (Rita de Cássia) Eles são ferramentas de transformação da realidade ao desenvolverem tarefas que tratam da preservação, da pesquisa, da difusão, da educação e da comunicação de seus acervos, que são o patrimônio legado ao povo brasileiro. (Repórter) Com a criação do Dia Nacional do Museu, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Mattos Araújo, acredita que as pessoas passariam a visitar exposições com maior frequência, e a imagem dessas instituições ficariam fortalecidas. (Marcelo Matos) É justamente de buscarmos esse fortalecimento da imagem do museu, principalmente por meio da sua maior visibilidade em relação a sua comunidade ou seus públicos, e principalmente um aumento de público. (Repórter) O projeto é de autoria da senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, que justifica a instituição da data nacional para prestigiar e promover os museus. Segundo ela, essas instituições são importantes para expor a diversidade cultural, promover a tolerância, educação e a cultura na sociedade brasileira. Da rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00