Ministro da Educação aponta evasão escolar e falhas na alfabetização como principais desafios na área — Rádio Senado
Audiência pública

Ministro da Educação aponta evasão escolar e falhas na alfabetização como principais desafios na área

Em audiência pública na Comissão de Educação, ministro da Educação, Rossieli Soares, apontou os principais desafios e problemas na formação de alunos e professores. Segundo o ministro, mais da metade das crianças não estão alfabetizadas no terceiro ano do ensino fundamental. E um em cada quatro alunos repetem o ano ou abandonam as salas de aula na primeira série do ensino médio. Para tentar reverter este cenário, Rossieli detalhou programas em andamento, como a implantação do novo ensino médio e a criação de 190 mil vagas para a formação de professores nos Programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica e na Universidade Aberta do Brasil. Os senadores cobraram medidas para melhorar a merenda escolar e ampliar o ensino em tempo integral. Também questionaram a possibilidade de implantação da Educação a Distância em parte do ensino médio. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, que é pedagoga, defendeu a valorização e uma política permanente de capacitação dos professores. O ministro da Educação ainda anunciou a ampliação da educação profissional e informou que oito em cada dez alunos que concluem o ensino médio estão despreparados para o mercado de trabalho e não entram na universidade.

15/05/2018, 13h59 - ATUALIZADO EM 15/05/2018, 13h59
Duração de áudio: 02:45
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa com a presença do ministro de Estado da Educação para apresentar-se a este Colegiado na qualidade de titular da pasta, debater a situação das políticas públicas de educação, expor as diretrizes e os programas prioritários do Ministério, bem como apontar eventuais medidas que pretenda aplicar ou introduzir sob sua gestão. 

À mesa em pronunciamento, ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: MAIS DA METADE DAS CRIANÇAS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO ESTÃO ALFABETIZADAS. E UM EM CADA QUATRO ALUNOS É REPROVADO OU ABANDONA A ESCOLA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. LOC: OS DADOS FORAM APRESENTADOS PELO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ROSSIELI SOARES, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE GEORGE CARDIM. (Repórter) O ministro da Educação, Rossieli Soares, revelou que cerca de 57 milhões de estudantes estão matriculados nas creches, escolas e universidades públicas. Apesar de reconhecer avanços no acesso à educação nos últimos anos, Rossieli apontou os principais desafios e problemas na formação de alunos e professores. Segundo o ministro, mais da metade das crianças do terceiro ano do ensino fundamental não passam nos testes de alfabetização, que comprovam as habilidades de leitura e escrita. E um em cada quatro alunos repete o ano ou abandona a sala de aula na primeira série do ensino médio. (Rossieli Soares) “Apenas no primeiro ano do ensino médio 25 por cento dos jovens ou abandonaram ou foram reprovados. 790 mil jovens. Nós temos gargalos, conseguimos garantir o acesso lá no primeiro ano do ensino fundamental, avançamos muito na educação infantil, mas estamos perdendo jovens brasileiros no percurso por estas taxas de insucesso que precisam ser tratadas.” (Repórter) Para reverter este cenário, o ministro detalhou programas em andamento, como a implantação do novo ensino médio, a retomada das obras inacabadas e a criação de 190 mil vagas para a formação de professores nos Programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica e na Universidade Aberta do Brasil. Os senadores cobraram medidas para melhorar a merenda escolar e ampliar o ensino em tempo integral. Também questionaram a possibilidade de implantação da Educação a Distância em parte do ensino médio. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, que é pedagoga, defendeu a valorização e uma política de capacitação permanente da categoria. (Fátima Bezerra) “Nós temos um universo considerável de professores que não tem principalmente a formação adequada para a área que leciona. O próprio ministro mostrou aqui que metade de professores de matemática não tem a formação adequada. Nós temos ainda 15 % dos professores da educação básica que não tem ensino superior.” (Repórter) O ministro da Educação ainda anunciou a ampliação da educação profissional e informou que oito em cada dez alunos que concluem o ensino médio estão despreparados para o mercado de trabalho e não entram na universidade.

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