Senado lembra Dia Nacional da Defensoria Pública — Rádio Senado
Sessão especial

Senado lembra Dia Nacional da Defensoria Pública

Senadores lembraram nesta segunda-feira o Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio. Paulo Paim (PT-RS) ressaltou que milhões de brasileiros não têm condições de contratar um advogado. Cristovam Buarque (PPS-DF) disse que o Poder Público tem obrigação de garantir o acesso a pelo menos três serviços básicos para os cidadãos: educação, saúde e proteção legal. O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, Igor Roque, disse que é importante valorizar o defensor público, ainda mais quando o funcionalismo público é tão atacado na imprensa. O dia 19 de maio foi escolhido para o Dia da Defensoria Pública em homenagem ao padroeiro dos advogados, Santo Ivo, que morreu nesse dia, no ano de 1303. A reportagem é de Bruno Lourenço.

14/05/2018, 15h11 - ATUALIZADO EM 14/05/2018, 15h11
Duração de áudio: 01:41
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública da União (DPU). A data é comemorada no dia 19 de maio, como estabelece a Lei 10.448/2002. 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional. 

Mesa: 
presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos Federais, Igor Roberto Albuquerque Roque; 
defensor público-geral federal, presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública da União e representante do Código Nacional dos Defensores Públicos Federais, Carlos Eduardo Barbosa Paz; 
presidente da sessão de comemoração, senador Paulo Paim (PT-RS); 
senador José Medeiros (Pode-MT); 
presidente do Senado no período de 1991 a 1993, Mauro Benevides; 
presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos, Antonio José Maffezoli Leite.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADORES LEMBRARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA O DIA NACIONAL DA DEFENSORIA PÚBLICA, CELEBRADO NO PRÓXIMO DIA 19. LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL NO PLENÁRIO DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO ACESSO GRATUITO A UM ADVOGADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) Senadores como Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, ressaltaram que milhões de brasileiros não têm condições de contratar um advogado. E graças à Defensoria podem lutar por seus direitos na Justiça. Cristovam Buarque, senador do PPS do Distrito Federal, disse que o Poder Público tem a obrigação de garantir o acesso a pelo menos três serviços básicos aos cidadãos: educação, saúde e proteção legal. (Cristovam Buarque) Não pode haver desigualdade nisso. Uma pessoa não pode viver mais que outro porque tem dinheiro para comprar o serviço de saúde. Uma pessoa não pode se desenvolver mais sua competência intelectual que tem dinheiro para comprar educação e uma pessoa não pode ficar presa porque eu não tenho dinheiro e outras e solta porque tem dinheiro para pagar um bom advogado. Três igualdades que a gente deve construir. (Repórter) O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais, Igor Roque, disse que é importante valorizar o defensor público, ainda mais quando o funcionalismo é tão atacado na imprensa. (Igor Roque) Em outubro passado, 2017, foi publicada uma pesquisa onde ficou comprovado que a atuação das defensorias públicas - seja da União, dos Estados ou do Distrito Federal - no Supremo Tribunal Federal têm um desempenho, têm uma performance 5 vezes superior às mais conceituadas bancas de advocacia Privada do Brasil. (Repórter) O dia 19 de maio foi escolhido para o Dia da Defensoria Pública em homenagem ao padroeiro dos advogados, Santo Ivo, que morreu nesse dia, no ano de 1303.

Ao vivo
00:0000:00