Ministro da Educação apresenta aos senadores problemas e prioridades da pasta
Transcrição
LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ROSSIELI SOARES, DEVE EXPLICAR AOS SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO AS DIFICULDADES, AS PRIORIDADES E O ANDAMENTO DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DA PASTA.
LOC: OS SENADORES TAMBÉM DEVEM DISCUTIR COM O MINISTRO OS PROJETOS NA ÁREA E TEMAS EM DEBATE NO COLEGIADO, COMO A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO E A FALTA DE CRECHES NAS CIDADES. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.
TÉC: O ministro da Educação, Rossieli Soares, tomou posse em abril, após a saída do deputado Mendonça Filho do cargo. A senadora Lídice da Mata, do PSB de Bahia, disse que o ministro deve explicar aos senadores as dificuldades e prioridades da pasta neste ano.
(Lídice da Mata) “Com o objetivo de apresentar-se a este Colegiado, debater a situação das políticas públicas de educação, expor as diretrizes e os programas prioritários do Ministério, bem como apontar eventuais medidas que pretenda aplicar ou introduzir sob sua gestão”
(Cardim) Entre outros temas, o ministro deve debater a reformulação do Enem e a situação de milhares de creches inacabadas ou abandonadas pelo Brasil. Para a senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, um dos grandes desafios no setor é a implantação do novo ensino médio, a partir do ano que vem. Para Marta, a mudança requer a capacitação e modernização na formação de professores.
(Marta Suplicy) “Nós temos uma evasão enorme desses cursos. Os professores têm uma formação precária, eles também não ficam nos cursos e o que eles aprendem faz eles darem aulas que também não estão sendo satisfatórias. por isso, que essa reforma está sendo pensada. mas nós não vamos chegar a lugar nenhum se nós não conseguirmos mudar as universidades que formam os professores.”
(Repórter) Os senadores ainda devem discutir os projetos relacionados à educação que estão em análise na Casa, como o que assegura prioridade para o ensino nos orçamentos de estados, municípios e União e o que garante mais recursos para aumentar o número de vagas e incentivar a permanência dos alunos nas creches públicas.
PLS 329/2017
PLS 339/2017