Ministro da Educação apresenta aos senadores problemas e prioridades da pasta — Rádio Senado
Educação

Ministro da Educação apresenta aos senadores problemas e prioridades da pasta

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) recebe na terça-feira (15) o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que vai explicar aos senadores as dificuldades, prioridades e o andamento dos principais programas da pasta. Entre outros temas, o ministro deve debater a reformulação do Enem, a capacitação dos professores e a situação de milhares de creches inacabadas ou abandonadas pelo Brasil. Para a senadora Marta Suplicy (PMDB – SP), um dos grandes desafios no setor é a implantação do novo Ensino Médio, a partir do ano que vem (MPV 746/2016). Os senadores ainda devem discutir os projetos relacionados à educação que estão em análise na Casa, como o que assegura prioridade para o ensino nos orçamentos de estados, municípios e União (PLS 329/2017), da senadora Rose de Freitas (PODE – ES), e o do senador Romário (PODE – RJ) que garante mais recursos para aumentar o número de vagas e incentivar a permanência dos alunos nas creches públicas (PLS 339/2017).
11/05/2018, 17h38 - ATUALIZADO EM 14/05/2018, 12h22
Duração de áudio: 01:56
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência interativa para discussão de melhorias para atendimento dos indicadores do Plano Nacional de Educação junto ao ensino médio.

À mesa, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), Rossieli Soares da Silva.


Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ROSSIELI SOARES, DEVE EXPLICAR AOS SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO AS DIFICULDADES, AS PRIORIDADES E O ANDAMENTO DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS DA PASTA. LOC: OS SENADORES TAMBÉM DEVEM DISCUTIR COM O MINISTRO OS PROJETOS NA ÁREA E TEMAS EM DEBATE NO COLEGIADO, COMO A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO E A FALTA DE CRECHES NAS CIDADES. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O ministro da Educação, Rossieli Soares, tomou posse em abril, após a saída do deputado Mendonça Filho do cargo. A senadora Lídice da Mata, do PSB de Bahia, disse que o ministro deve explicar aos senadores as dificuldades e prioridades da pasta neste ano. (Lídice da Mata) “Com o objetivo de apresentar-se a este Colegiado, debater a situação das políticas públicas de educação, expor as diretrizes e os programas prioritários do Ministério, bem como apontar eventuais medidas que pretenda aplicar ou introduzir sob sua gestão” (Cardim) Entre outros temas, o ministro deve debater a reformulação do Enem e a situação de milhares de creches inacabadas ou abandonadas pelo Brasil. Para a senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, um dos grandes desafios no setor é a implantação do novo ensino médio, a partir do ano que vem. Para Marta, a mudança requer a capacitação e modernização na formação de professores. (Marta Suplicy) “Nós temos uma evasão enorme desses cursos. Os professores têm uma formação precária, eles também não ficam nos cursos e o que eles aprendem faz eles darem aulas que também não estão sendo satisfatórias. por isso, que essa reforma está sendo pensada. mas nós não vamos chegar a lugar nenhum se nós não conseguirmos mudar as universidades que formam os professores.” (Repórter) Os senadores ainda devem discutir os projetos relacionados à educação que estão em análise na Casa, como o que assegura prioridade para o ensino nos orçamentos de estados, municípios e União e o que garante mais recursos para aumentar o número de vagas e incentivar a permanência dos alunos nas creches públicas. PLS 329/2017 PLS 339/2017

Ao vivo
00:0000:00