Comissão de Assuntos Sociais vai analisar bônus para professores com bom desempenho — Rádio Senado
Agenda das Comissões

Comissão de Assuntos Sociais vai analisar bônus para professores com bom desempenho

A Comissão de Assuntos Econômicos vai analisar uma proposta que prevê um bônus salarial para professores baseado no desempenho dos alunos nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já a Comissão Especial da Lei Kandir deve votar o relatório final, como explicou o senador Wellington Fagundes (PR-MT). Na CPI dos Maus Tratos, o presidente senador Magno Malta (PR-ES) convocou o ex-técnico da seleção de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes, para explicar denúncias de maus-tratos. A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

11/05/2018, 19h01 - ATUALIZADO EM 11/05/2018, 19h01
Duração de áudio: 02:45
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião com 12 itens. Na pauta, o PLC 104/2015, que exige a realização de exame de vista e audição nos alunos do ensino fundamental.

Em pronunciamento, à mesa, presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

Bancada:
senador Hélio José (Pros-DF);
senador Paulo Paim (PT-RS);
senador Waldemir Moka (PMDB-MS);
senador Otto Alencar (PSD-BA);
senador Sérgio de Castro (PDT-ES).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PODE VOTAR UM PROJETO QUE CONCEDE UM BÔNUS SALARIAL A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA POR BOM DESEMPENHO. LOC: JÁ A CPI DOS MAUS TRATOS VAI OUVIR O EX-TÉCNICO DA SELEÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA SOBRE DENÚNCIA DE ABUSOS SEXUAIS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. TÉC: Na terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos pode votar uma proposta que prioriza gastos com saúde, educação e segurança na execução orçamentária. A proposta vai ser reanalisada pela comissão após uma emenda apresentada no plenário incluir a segurança pública entre as prioridades. A CAE também pode votar uma proposta que concede um bônus ao professores da rede pública que tiverem mais alunos acima da média nas avaliações anuais do INEP. O impacto estimado pelo relator, senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, é de 1 bilhão de reais por ano, sendo mil reais por professor. Já a Comissão de Educação, Cultura e Esporte vai ouvir o ministro da Educação, Rossieli Soares, sobre as políticas públicas para o setor. Os parlamentares também podem votar o relatório final da Comissão Mista Especial da Lei Kandir. O relator, senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, aguarda um acordo entre o governo federal e os estados exportadores sobre o valor de ressarcimento. (Wellington Fagundes) “Conversar, conversar e conversar mais. Dialogar porque nós queremos fazer um relatório que seja fruto do entendimento e que seja possível realmente ser cumprido pelo Governo Federal e também é atendido as minhas necessidades daqueles que estão governando lá no seus estados” (Repórter) Na Comissão de Assuntos Sociais o assunto será a Semana Nacional de Conscientização de Alergia Alimentar. Os senadores também poderão decidir sobre a criação de uma Instituição de Pesquisas Sociais Independente no Senado. Na Comissão de Meio Ambiente, poderá ser votado um aumento da pena para quem extrair recursos minerais sem autorização. Já a Comissão de Desenvolvimento Regional recebe na quarta-feira o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, para discutir o andamento das obras do projeto de Integração do Rio São Francisco. Também na quarta, a CPI dos Maus Tratos vai ouvir o ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes, sobre denúncias de abuso sexual feitas por atletas da equipe masculina, como explicou o presidente da CPI, o senador Magno Malta do PR do Espírito Santo. (Magno Malta) “Conversei com o Diego e pude relatar e agradecer a ele pela coragem. Ele prontamente se prontificou a vir a esta CPI, como convidado nosso, para poder nos ajudar a construir uma legislação. E penso que não seja menos uma legislação do que crime hediondo para esse tipo de comportamento.” (Repórter) Na pauta da Comissão de Transparência e Defesa do consumidor está uma proposta que pode suspender o prazo de carência exigido por planos de saúde em casos de emergência. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Ao vivo
00:0000:00