CPI convoca ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística para falar sobre denúncias de abusos sexuais — Rádio Senado
CPI dos Maus-tratos

CPI convoca ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística para falar sobre denúncias de abusos sexuais

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus Tratos convocou o ex-técnico da seleção brasileira de ginastica artística Fernando de Carvalho Lopes para depor sobre as acusações de violência sexual feita por 40 atletas e ex-atletas da equipe. O medalhista olímpico Diego Hypólito, que recentemente veio a público relatando as agressões sofridas no início da carreira, também será convidado para participar da audiência.

08/05/2018, 18h48 - ATUALIZADO EM 08/05/2018, 20h19
Duração de áudio: 01:24
Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação

Transcrição
LOC: A CPI DOS MAUS TRATOS DECIDIU CONVOCAR O EX-TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ACUSADO DE ABUSOS SEXUAIS CONTRA ATLETAS E EX-ATLETAS DA EQUIPE. LOC: O GINASTA DIEGO HYPÓLITO TAMBÉM SERÁ CONVIDADO A PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA. REPÓRTER LAÍSA LOPES. TÉC: O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, marcou para o fim deste mês a audiência voltada a apurar as acusações feitas por 40 atletas e ex-atletas contra o ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes. Ao convocar o ex-técnico para prestar depoimento, a CPI pretende contribuir com o processo investigativo já iniciado pelo Ministério Público de São Paulo. Um dos convidados dessa audiência será o medalhista olímpico Diego Hypólito, que recentemente veio a público para dizer que também foi vítima de bullyng sexual no início da carreira, como relembrou Magno Malta. (Magno Malta) Humilhado, trancado dentro de uma caixa, aquelas caixas que eles saltam ali. E ele relata uma coisa horrorosa. Os atletas são obrigados a ficar nus dentro do banheiro, obrigado a colocar uma pilha com creme dental no ânus. E os dramas emocionais eles se acumulam. (Repórter) A expectativa é que, além de falar à CPI sobre sua experiência pessoal, Diego Hypólito discuta com os senadores sugestões de medidas legislativas que possam ser tomadas para proteger crianças e adolescentes atletas. A CPI dos Maus Tratos também aprovou uma diligência ao município paulista de Bariri para investigar o caso do prefeito da cidade, Paulo Henrique Barros, acusado de sequestrar e abusar de uma menina de oito anos. A Comissão Parlamentar de Inquérito também pretende acompanhar esse caso. Da rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00