Senado aprova projeto para promover a cultura de paz nas escolas
Os senadores aprovaram nesta terça-feira (17) o projeto que incluiu entre as atribuições das escolas a promoção da cultura de paz e medidas de conscientização, prevenção e combate à violência. Também foi aprovada a proposta para que os currículos dos ensinos fundamental e médio passem a contar com o assunto educação alimentar nas disciplinas de ciências e biologia. Outro projeto aprovado cria o Dia de Celebração da Amizade entre Brasil e Argentina, a ser comemorado em 30 de novembro.
Transcrição
LOC: OS CURRÍCULOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO VÃO TER QUE INCLUIR CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO TAMBÉM APROVOU UMA PROPOSTA QUE PROMOVE A CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
TÉC: A obesidade tem aumentado no Brasil. Segundo números do Ministério da Saúde, se em 2006 11,8% da população era obesa, em 2016 18,9% estavam com sobrepeso. O senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, explicou que ao incluir o assunto educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia, conforme o projeto aprovado no Senado, os estudantes poderão adotar hábitos mais saudáveis de alimentação e assim evitar a obesidade.
(PC) Que por sua vez, está relacionada a uma série de problemas de saúde, como diabetes e problemas cardíacos, além de consequências negativas para a autoimagem e bem-estar, principalmente de crianças e adolescentes.
(LB) Essa proposta seguiu para a sanção presidencial. Os senadores aprovaram ainda, e também foi à sanção, uma proposta que visa a reduzir a violência no ambiente escolar. Para tanto, conforme esclareceu a senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul, os colégios terão entre as atribuições a promoção da cultura de paz e medidas de conscientização, prevenção e combate à violência.
(ST) Além do sofrimento causado à vítima, estudos comprovam que a violência tem efeitos negativos sobre o desempenho escolar dos estudantes.
(LB) Uma pesquisa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais em parceria com o Ministério da Educação mostrou que quase 70% dos jovens já presenciaram algum tipo de agressão nas escolas. Os senadores também aprovaram nesta terça-feira o projeto que cria o Dia de Celebração da Amizade entre Brasil e Argentina, a ser comemorado em 30 de novembro.