Comissão deve votar MP que libera doação para restaurar Basílica da Natividade, na Palestina
A comissão mista que analisa a MP 819/2018, pode votar o relatório da proposta nesta terça-feira (27). O texto prevê a doação R$ 792 mil ao governo da Palestina para a restauração da Basílica da Natividade, que fica em Belém. De acordo com a tradição cristã, o templo marca o local do nascimento de Jesus. Relator da matéria, o senador Humberto Costa (PT-CE) acredita que a doação é simbólica diante da importância histórica do monumento. As informações com a repórter, Marciana Alves, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC1: COMISSÃO PODE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA RELATÓRIO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE DESTINA RECURSOS DA UNIÃO PARA A RESTAURAÇÃO DA BASÍLICA DA NATIVIDADE, NA PALESTINA.
LOC2: A IGREJA É CONSIDERADA PATRIMÔNIO UNIVERSAL PELA UNESCO. DE ACORDO COM O TEXTO, O TOTAL DOADO SERÁ DE 792 MIL REAIS. REPÓRTER MARCIANA ALVES.
TÉC: De acordo com a tradição cristã, o templo marca o local do nascimento de Jesus. A igreja começou a ser construída no século quatro depois de Cristo, e desde 2008 o governo palestino e as três denominações presentes na Basílica concordaram em lançar planos para a restauração do local, que está na lista da Unesco de patrimônio em perigo por causa do estado de conservação. O relator da proposta, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, considera a ação importante para as relações internacionais.
(Humberto Costa) Apesar de não ser uma contribuição tão expressiva, dá ao país uma condição de um reconhecimento importante no cenário internacional. E são inúmeros os países que estão comprometidos em contribuir para a restauração da Igreja da Natividade.
(REP) O valor previsto para a doação é de 792 mil reais, total que será usado para custear a restauração de quatro, das 50 colunas de pedra que sustentam a nave da Basílica. Os recursos sairão do orçamento do Ministério das Relações Exteriores. Para o senador Humberto Costa, o valor é simbólico diante da importância histórica do monumento.
(Humberto Costa) E até pelo fato de hoje ser um monumento em um país já tão devastado por guerras e também com muitas dificuldades de poder, sozinho, preservar as riquezas que tem eu acredito que é uma boa coisa.
(REP) Outros países como Alemanha, Rússia e Espanha também ofereceram doações para a restauração do templo. Caso aprovado, o parecer segue para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Da Rádio Senado, Marciana Alves.