Líderes comunitários cobram mais diálogo com governos
A Comissão Senado do Futuro (CSF) recebeu líderes comunitários para um debate sobre a importância da organização comunitária para o desenvolvimento social do Brasil. Os convidados chamaram atenção para a necessidade de estabelecer um diálogo com o governo para que as políticas públicas sejam executadas de forma eficiente. Durante a audiência pública, o presidente da CSF, senador Hélio José (PROS-DF), destacou a importância da figura do líder comunitário e ressaltou que a legislação precisa ser aperfeiçoada para dar mais autonomia aos representantes das comunidades.
Transcrição
LOC: LÍDERES COMUNITÁRIOS COBRARAM MAIS DIÁLOGO COM OS GOVERNOS EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO SENADO DO FUTURO.
LOC: A IDEIA É GARANTIR A EFICIÊNCIA NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. REPÓRTER MARCIANA ALVES.
TÉC: A Comissão Senado do Futuro recebeu líderes comunitários para debater a importância da organização comunitária para o desenvolvimento social do país. A presidente da Associação de Moradores do condomínio Porto Rico, no Distrito Federal, Joana Darc, acredita que a falta de diálogo entre os representantes da comunidades e o governo impede a execução de ações para atender os interesses das comunidades:
(Joana Darc) Quando um político bate na nossa porta, a primeira coisa que ele pergunta: o que seu bairro precisa? Sabe porquê ele realmente pergunta isso? Por que não conhece as nossas necessidades. E muitos passam perto de conhecer de 4 em 4 anos.
(REP) Para o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil do DF Og Pereira, a liderança comunitária precisa ocupar postos na administração pública para garantir a eficiência das políticas públicas:
(Og Pereira ) Ele leva diretamente os anseios da comunidade para o governo e a própria execução da política pública pode ter uma grande diferença quando esta orientada na atualidade do problema da comunidade.
(REP) O presidente da comissão, senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, avalia que a figura do líder comunitário é imprescindível para o desenvolvimento local, e considera que é preciso valorizar o processo de constituição das organizações comunitárias.
(Hélio José) Nossa legislação precisa ser aperfeiçoada para dar aos líderes comunitários garantias para o exercício de suas atividades em prol de suas comunidades.
(REP) Durante a audiência pública, os convidados lembraram o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e pediram a valorização das pessoas que atuam em favor das comunidades. Da Rádio Senado, Marciana Alves.