Líderes comunitários cobram mais diálogo com governos — Rádio Senado
Comissões

Líderes comunitários cobram mais diálogo com governos

A Comissão Senado do Futuro (CSF) recebeu líderes comunitários para um debate sobre a importância da organização comunitária para o desenvolvimento social do Brasil. Os convidados chamaram atenção para a necessidade de estabelecer um diálogo com o governo para que as políticas públicas sejam executadas de forma eficiente. Durante a audiência pública, o presidente da CSF, senador Hélio José (PROS-DF), destacou a importância da figura do líder comunitário e ressaltou que a legislação precisa ser aperfeiçoada para dar mais autonomia aos representantes das comunidades.

23/03/2018, 16h58 - ATUALIZADO EM 23/03/2018, 17h05
Duração de áudio: 01:52
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública para tratar sobre a importância da organização comunitária e a valorização das lideranças comunitárias no desenvolvimento social do Brasil. 

Mesa: 
coronel da Polícia Militar do DF, Néviton Pereira Jr.; 
presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários (Analc), Ilço Firmino; 
presidente da CSF, senador Hélio José (Pros-DF); 
vice-presidente da Associação Nacional de Líderes Comunitários (Analc), Antonio Benjamin de Morais; 
secretário-geral da Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (Abraço), Ronaldo Martins.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: LÍDERES COMUNITÁRIOS COBRARAM MAIS DIÁLOGO COM OS GOVERNOS EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO SENADO DO FUTURO. LOC: A IDEIA É GARANTIR A EFICIÊNCIA NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: A Comissão Senado do Futuro recebeu líderes comunitários para debater a importância da organização comunitária para o desenvolvimento social do país. A presidente da Associação de Moradores do condomínio Porto Rico, no Distrito Federal, Joana Darc, acredita que a falta de diálogo entre os representantes da comunidades e o governo impede a execução de ações para atender os interesses das comunidades: (Joana Darc) Quando um político bate na nossa porta, a primeira coisa que ele pergunta: o que seu bairro precisa? Sabe porquê ele realmente pergunta isso? Por que não conhece as nossas necessidades. E muitos passam perto de conhecer de 4 em 4 anos. (REP) Para o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil do DF Og Pereira, a liderança comunitária precisa ocupar postos na administração pública para garantir a eficiência das políticas públicas: (Og Pereira ) Ele leva diretamente os anseios da comunidade para o governo e a própria execução da política pública pode ter uma grande diferença quando esta orientada na atualidade do problema da comunidade. (REP) O presidente da comissão, senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, avalia que a figura do líder comunitário é imprescindível para o desenvolvimento local, e considera que é preciso valorizar o processo de constituição das organizações comunitárias. (Hélio José) Nossa legislação precisa ser aperfeiçoada para dar aos líderes comunitários garantias para o exercício de suas atividades em prol de suas comunidades. (REP) Durante a audiência pública, os convidados lembraram o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e pediram a valorização das pessoas que atuam em favor das comunidades. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00