Segue para o Plenário projeto que dá à Nova Veneza-SC título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana
O município de Nova Veneza, em Santa Catarina, pode se tornar a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. O projeto (PLC 123/2017) com este objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e segue agora para análise do Plenário do Senado. O relator, senador Dário Berger (PMDB-SC), lembrou que 95% dos moradores do município são descendentes de italianos e, desde 2004, a cidade promove a Festa da Gastronomia Típica Italiana, que atrai 200 mil visitantes, com turistas vindos até do exterior. Segundo Berger, durante três dias, há shows, desfiles, atividades folclóricas e comidas típicas, além do Carnevale di Venezia, quando os foliões mascarados e com fantasias ao estilo veneziano desfilam pelas ruas da cidade.
Transcrição
LOC: NOVA VENEZA, EM SANTA CATARINA, PODE SE TORNAR A CAPITAL NACIONAL DA GASTRONOMIA TÍPICA ITALIANA.
LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO, QUE SEGUE PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) Pasta, risotto, pizza, ossobuco e polenta. Os cardápios dos restaurantes de Nova Veneza não negam a origem. Com nove em cada dez moradores descendentes de italianos, a cidade pode ser considerada um pedaço da Itália no estado de Santa Catarina. Para homenagear este legado, a Comissão de Educação do Senado aprovou uma proposta que concede ao município o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. O relator, senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, lembrou que desde 2004 a cidade promove a Festa da Gastronomia Típica Italiana, que atrai turistas até do exterior. Segundo Berger, durante três dias, há shows, desfiles, atividades folclóricas e comidas típicas, alem do Carnevale di Venezia, quando os foliões mascarados e com fantasias ao estilo veneziano desfilam pelas ruas da cidade.
(Dário Berger) “Por ser, em todo o mundo, a única comemoração no estilo realizada fora da Itália, o festejo começou a atrair turistas de todas as nacionalidades, chegando a alcançar a marca histórica média de 200 mil visitantes em quatro dias de evento no mês de junho. Em razão da grandeza do evento, os restaurantes de Nova Veneza passaram a assumir importância gastronômica nacional, servindo diariamente cerca de 10 mil pratos.
(Repórter) A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados e deve ser analisada agora pelo plenário do Senado.
PLC - 123/2017